Síndrome de down e entendimento de funcionalidade nos dias atuais

Autores/as

  • Daiane Rodrigues de ALMEIDA FEEVALE
  • Lisiane Machado de Oliveira MENEGOTTO FEEVALE
  • Rosemari Lorenz MARTINS FEEVALE

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n1.p133-148

Palabras clave:

Autonomia. Funcionalidade. Síndrome de Down.

Resumen

Este artigo tem como objetivo, presentar as características da SD, relacionando-as com as possibilidades de construção de autonomia e funcionalidade na contemporaneidade. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, com análise e discussão de dados sob o paradigma qualitativo. Participaram do estudo uma jovem com SD, sua mãe, sua avó e seu avô, selecionados por conveniência. Como instrumentos de pesquisa utilizaram-se uma entrevista semiestruturada e questionário para os responsáveis e cinco sessões de sondagem com a jovem com SD, para, posteriormente, elaborar um plano de intervenção composto de 30 encontros. Os resultados obtidos por meio desses instrumentos foram agrupados em três categorias: letramento e família; autonomia como produto do letramento e letramento e entendimento dos instrumentos sociais. Após a categorização prévia dos dados coletados, foi realizado um refinamento visando a este artigo, cujo foco foi a categoria "autonomia como produto do letramento", que consiste na discussão das características da SD, relacionadas à promoção e ao entendimento da autonomia e da funcionalidade na contemporaneidade. Ficou evidente que a autonomia, baseada em aposta e mediação adequadas, confere a possibilidade de construção diária de autonomia.

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Biografía del autor/a

  • Daiane Rodrigues de ALMEIDA, FEEVALE

    Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela FEEVALE, Bacharel Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade LaSalle, Mestre em Reabilitação e Inclusão pelo Centro Metodista IPA, Especialista em Transtornos do Desenvolvimento pela UFRGS. Atualmente realiza Pós-Doutorado com pesquisa em formato de cooperação internacional entre as universidades Feevale(Brasil) e UAB(Espanha) voltada à análise das redes de apoio para jovens e adultos com Dificuldade Intelectual. Tem experiência na área de alfabetização e letramento, envolvendo prevenção e intervenção nas dificuldades de aprendizagem. Atua principalmente nos seguintes temas: Mediação da aprendizagem, Síndrome de Down e Inclusão. Atende em consultório clínico particular na cidade Porto Alegre/RS.

  • Lisiane Machado de Oliveira MENEGOTTO, FEEVALE

    Possui Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998), Especialização em Diagnóstico e Tratamento dos Transtornos do Desenvolvimento pelo Centro Lydia Coriat de Porto Alegre (2000), Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professora da Universidade Feevale, atuando no Curso de Psicologia e em Cursos de Pós-Graduação. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Tem experiência na área da Psicologia do Desenvolvimento Humano, envolvendo a prevenção, promoção e intervenção em saúde mental, sobretudo, nos contextos clínico e escolar. Atua principalmente nos seguintes temas: Psicanálise e Educação, Infância, Subjetividade e Síndrome de Down, Inclusão e Bullying Escolar. Atua na área da Psicologia Clínica.

     

  • Rosemari Lorenz MARTINS, FEEVALE

    Graduada em Letras- Português/Alemão (1993), pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), e em Pedagogia (2021), pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro; Especialista em Linguística do Texto (1996), pela Unisinos, e em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2021), pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo; Mestre em Ciências da Comunicação, área de concentração Semiótica (1999), pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é coordenadora e professora permanente do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social e professora do curso de Letras da Universidade Feevale. Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais e Informática na Educação. Tem experiência na área de Letras e na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, aquisição da linguagem e letramento, inclusão escolar e variação linguística e ensino.https://orcid.org/0000-0003-0658-5508

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Publicado

2022-10-17

Cómo citar

RODRIGUES DE ALMEIDA, Daiane; MACHADO DE OLIVEIRA MENEGOTTO, Lisiane; LORENZ MARTINS, Rosemari. Síndrome de down e entendimento de funcionalidade nos dias atuais. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 9, n. 1, p. 133–148, 2022. DOI: 10.36311/2358-8845.2022.v9n1.p133-148. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13144.. Acesso em: 25 nov. 2024.