DOWN SYNDROME AND UNDERSTANDING OF FUNCTIONALITY NOWADAYS

Authors

  • Daiane Rodrigues de ALMEIDA FEEVALE
  • Lisiane Machado de Oliveira MENEGOTTO FEEVALE
  • Rosemari Lorenz MARTINS FEEVALE

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n1.p133-148

Keywords:

Autonomy, Functionality, Down Syndrome

Abstract

This article aims to present the characteristics of DS, relating them to the possibilities of building autonomy and functionality in contemporary times. The research is characterized as a case study, with data analysis and discussion under the qualitative paradigm. A young woman with DS, her mother, grandmother and grandfather, selected for convenience, participated in the study. As research instruments, a semi-structured interview and questionnaire were used for those responsible and five probing sessions with the young woman with DS, to later elaborate an intervention plan composed of 30 meetings. The results obtained through these instruments were grouped into three categories: literacy and family; autonomy as a product of literacy and literacy and understanding of social instruments. After the previous categorization of the collected data, a refinement was carried out aiming at this article, whose focus was the category "autonomy as a product of literacy", which consists of the discussion of the characteristics of DS, related to the promotion and understanding of autonomy and functionality in contemporaneity. It was evident that autonomy, based on adequate bet and mediation, provides the possibility of daily construction of autonomy.

Author Biographies

  • Daiane Rodrigues de ALMEIDA, FEEVALE

    Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela FEEVALE, Bacharel Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade LaSalle, Mestre em Reabilitação e Inclusão pelo Centro Metodista IPA, Especialista em Transtornos do Desenvolvimento pela UFRGS. Atualmente realiza Pós-Doutorado com pesquisa em formato de cooperação internacional entre as universidades Feevale(Brasil) e UAB(Espanha) voltada à análise das redes de apoio para jovens e adultos com Dificuldade Intelectual. Tem experiência na área de alfabetização e letramento, envolvendo prevenção e intervenção nas dificuldades de aprendizagem. Atua principalmente nos seguintes temas: Mediação da aprendizagem, Síndrome de Down e Inclusão. Atende em consultório clínico particular na cidade Porto Alegre/RS.

  • Lisiane Machado de Oliveira MENEGOTTO, FEEVALE

    Possui Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998), Especialização em Diagnóstico e Tratamento dos Transtornos do Desenvolvimento pelo Centro Lydia Coriat de Porto Alegre (2000), Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professora da Universidade Feevale, atuando no Curso de Psicologia e em Cursos de Pós-Graduação. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Tem experiência na área da Psicologia do Desenvolvimento Humano, envolvendo a prevenção, promoção e intervenção em saúde mental, sobretudo, nos contextos clínico e escolar. Atua principalmente nos seguintes temas: Psicanálise e Educação, Infância, Subjetividade e Síndrome de Down, Inclusão e Bullying Escolar. Atua na área da Psicologia Clínica.

     

  • Rosemari Lorenz MARTINS, FEEVALE

    Graduada em Letras- Português/Alemão (1993), pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), e em Pedagogia (2021), pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro; Especialista em Linguística do Texto (1996), pela Unisinos, e em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2021), pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo; Mestre em Ciências da Comunicação, área de concentração Semiótica (1999), pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é coordenadora e professora permanente do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social e professora do curso de Letras da Universidade Feevale. Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais e Informática na Educação. Tem experiência na área de Letras e na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, aquisição da linguagem e letramento, inclusão escolar e variação linguística e ensino.https://orcid.org/0000-0003-0658-5508

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Published

2022-10-17