Modelos táteis como metodologia alternativa para o ensino de botânica
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2021.v8n1.p83-94Palabras clave:
Ensino de botânica., Deficiente visual., Educação inclusiva., Estudante com Necessidades Educacionais Especiais (NEE)Resumen
A botânica consiste em estudar as plantas, sendo, por vezes, necessários equipamentos inacessíveis como microscópios e estereomicroscópios contribuindo para o estigma da área no país. O cenário é ainda mais adverso para estudantes com de Necessidades Esducionais Especiais (NEE), como os deficientes visuais. Para melhorar o ensino em disciplinas como a botânica, que possui conteúdos de abordagem complexa, professores e pesquisadores tem unido esforços para desenvolver metodologias alternativas e inclusivas. O presente trabalho objetivou avaliar a realização de atividades práticas como a elaboração e uso de modelos táteis no processo ensino-aprendizagem e como forma de Educação Inclusiva. O trabalho foi desenvolvido em uma turma do 7° ano do ensino fudamental no Município de Paulista-PE, cuja coleta de dados foi feita através de questionários aplicados antes e após a atividade prática, além de testes de sensibilidade em modelos táteis. Os resultados obtidos revelaram que o desenvolvimento e a utilização dos modelos didáticos foi positiva para o ensino da botânica e que os estudantes, videntes e não videntes, ampliaram suas visões e concepções acerca das plantas e das briófitas. O método de confecção dos modelos pelos prórpios estudantes permitiu que os alunos desenvolvessem outras habilidades como criatividade e melhorassem sua capacidade de interação com colegas e professores contribuindo para sua formação enquanto educando e cidadão.
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