O ensino da língua portuguesa:
a realidade do estudante surdo em Arapiraca – AL
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n1.p27-36Palabras clave:
Ensino para surdos. Práticas pedagógicas. Inclusão escolar.Resumen
O presente trabalho tem por objetivo verificar a prática pedagógica em sala de aula que inclui alunos surdos, a partir do contexto atual em que a verificação ocorreu. Destaca também os principais problemas encontrados no ensino de Língua Portuguesa na modalidade escrita para surdos em sala de aula inclusiva. A pesquisa é de abordagem qualitativa, tendo por procedimento metodológico o estudo de caso. São perceptíveis, nas escolas atuais, as dificuldades que rodeiam o ensino de modo geral, mas, principalmente, quando temos como foco o aluno surdo. A turma observada tinha duas alunas surdas, professora, intérprete de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e alunos ouvintes. Toda a interação estabelecida entre alunas surdas e professora/alunos ouvintes, acontecia por intermédio da intérprete de LIBRAS. Nas aulas não existiam recursos didáticos visuais na perspectiva de práticas pedagógicas para compreensão das alunas surdas. Diante disso, foi analisado que a interação entre as duas comunidades era quase impossível na ausência da intérprete. Com todos os enfrentamentos e a partir da realidade que o aluno surdo é submetido, há séculos, percebe-se que a verdadeira inclusão social desta comunidade ainda não se efetivou. Diante disso, a pesquisa ganha cada vez mais relevância acadêmica, social e cultural. Assim, sustenta a importância do pertencimento linguístico nas averiguações realizadas quanto ao ensino para pessoa surda.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
- Los trabajos publicados en RDPEE son responsabilidad exclusiva de sus autores. Los autores otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra simultáneamente licenciada bajo la Atribución-CC BY, lo que permite la distribución, remezcla, adaptación y creación a partir de la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores consienten que sus artículos puedan ser incorporados por RDPEE en indexadores y bases de datos actuales o futuros; Los titulares de estos bancos podrán reproducir, transmitir y distribuir los textos, total o parcialmente, en cualquier forma o medio de transmisión electrónica existente o desarrollado en el futuro.
Capas Qualis (2017-2020)
Educación: B1