COMUNICAÇÃO DA CRIANÇA SURDA NA PERSPECTIVA DA FAMÍLIA E DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2016.v3n2.08.p79Abstract
o objetivo desta pesquisa foi identificar as habilidades comunicativas da criança surda na perspectiva da família e de professores. Participaram um pai, uma mãe e duas professoras. Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, preenchimento de umprotocolo adaptado e observações. Identificaram-se os seguintes temas: 1) habilidades de comunicação: compreensão e expressão, opinião a respeito da Língua Brasileira de Sinais; 2) recursos de tecnologia assistiva: recursos de baixa tecnologia e recursos de alta tecnologia; 3) estratégias: estratégia para o ensino; 4) aprendizagem: percepção e opinião; 5) participação da família: percepção do
envolvimento, participação e expectativas. Constatou-se a necessidade de um programa de capacitação voltado às famílias e aos professores.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-03-06
Issue
Section
Artigos
License
- The works published in RDPEE are the sole responsibility of their authors. The authors grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-CC BY, which allows distribution, remixing, adaptation and creation from the work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.
- The authors consent that their articles may be incorporated by RDPEE into indexers and databases that currently exist or may exist in the future; the owners of these databases may reproduce, transmit and distribute the texts, in whole or in part, in any form or means of electronic transmission that exists or may be developed in the future.
Qualis Capes (2017-2020)
Education: B1
How to Cite
TENOR, ANA CLAUDIA; DELIBERATO, DÉBORA. COMUNICAÇÃO DA CRIANÇA SURDA NA PERSPECTIVA DA FAMÍLIA E DE PROFESSORES. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 3, n. 2, 2017. DOI: 10.36311/2358-8845.2016.v3n2.08.p79. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6750.. Acesso em: 22 nov. 2024.