Narrativas e gestos de uma relação de potência

o que aprendemos na experiência com uma criança com sindrome de down na educação infantil?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2021.v8n1.p25-40

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Educação infantil, Diferença, Experiência pedagógica

Resumo

Este texto é um ensaio que se dá como composição entre narrativas como efeitos de pesquisas e de investigações no campo da educação especial e inclusiva e o fruto da experiência cotidiana de uma mãe com Miguel, hoje um adolescente com Síndrome de Down. É uma conversa entre uma pesquisadora do campo e uma mãe-educadora-pesquisadora com o a clara aposta de ampliar os sentidos dados para as experiências pedagógicas que a vida com Miguel vai nos colocando. Um ensaio que é narrado principalmente como gesto, como movimento: acolhe questões, perguntas, interrupções, diálogos, tensões ao dar a ver e falar narrativas de vida que emergem entre sujeitos que se preocupam com o que acontece na materialidade do encontro ético na diferença particularmente na Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anelice Ribetto, Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professora associada do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ)

Regina De Jesús, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Educação pela Universidade de Campinas - UNICAMP. Professora associada/aposentada do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ)

Referências

BATESON, Gregory. Pasos hacia uma ecologia de la mente. Buenos Aires: Editorial lohlé-Lumen, 1998

CARVALHO, Marco. Era uma vez um ovo. Belo Horizonte: Editora Zit, 2009.

CORCINI LOPES, Maura. Surdez & Educação. Belo Horizonte: Editorial Autêntica, 2011

DAHLKE, Rüdiger, Mandalas – formas que representam a harmonia do cosmos e a energia divina. São Paulo: Pensamento, 1985

DE FELICE, Walkíria M; CASTRO, Helena de. Cocoricó – O livro. São Paulo: Melhoramentos, 2006

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2003

LEBOYER, Frédérick. SHANTALA: massagem para bebês: Uma arte tradicional. São Paulo: Ground, 1995

OLIVEIRA, Marta Kohl de. VYGOTSKY. Aprendizado e desenvolvimento. Um processo Sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993

PRE, Marie. Mandalas para Crianças – uma Nova ferramenta pedagógica. São Paulo: Vergara & Riba, 2007

RIBETTO, Anelice; MACEDO, Danielle; BALBI, Luma. Gestos para pensar um encontro outro. INES - Revista Espaço. Rio de Janeiro . nº 43 - jan-jun 2015; Disponível em: http://www.ines.gov.br/seer/index.php/revista-espaco/article/view/3 Acesso em: 18/9/2021

SKLIAR, Carlos. Diferenças. Entrevista. Por-sinal. Meio digital. 2003. Disponível em: http://www.porsinal.pt/index.php?ps=destaques&idt=ent&iddest=92 Acesso em: 18/9/2021

SKLIAR, Carlos. Los sentidos implicados en el estar-juntos de la educación. Revista Educación y Pedagogía. Medellín, Universidad de Antioquia, Facultad de Educación, vol. 22, núm. 56, enero-abril, 2010, pp. 101-111

SKLIAR, Carlos. ¿Incluir Las Diferencias? Sobre Un Problema MalPlanteado Y Una Realidad Insoportable. Revista Orientación y Sociedad, vol.8, 2008. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/pdf/orisoc/v8/v8a02.pdf Acesso em: 18/9/2021

TAVARES, Maria Tereza Goudard. Infâncias em periferias urbanas: textos, contextos e desafios para a formação das professoras da infância. In: GARCIA, Regina Leite; ZACCUR, Edwiges (Orgs.). Alfabetização: reflexões sobre saberes docentes e saberes discentes. São Paulo: Cortez, 2008, p. 109-127

ZACCUR, Edwiges (orgs.) Alfabetização – reflexões sobre saberes docentes e saberes discentes. São Paulo: Cortez, 2008

Downloads

Publicado

2021-07-10