Narrativas e gestos de uma relação de potência

o que aprendemos na experiência com uma criança com sindrome de down na educação infantil?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2021.v8n1.p25-40

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Educação infantil, Diferença, Experiência pedagógica

Resumo

Este texto é um ensaio que se dá como composição entre narrativas como efeitos de pesquisas e de investigações no campo da educação especial e inclusiva e o fruto da experiência cotidiana de uma mãe com Miguel, hoje um adolescente com Síndrome de Down. É uma conversa entre uma pesquisadora do campo e uma mãe-educadora-pesquisadora com o a clara aposta de ampliar os sentidos dados para as experiências pedagógicas que a vida com Miguel vai nos colocando. Um ensaio que é narrado principalmente como gesto, como movimento: acolhe questões, perguntas, interrupções, diálogos, tensões ao dar a ver e falar narrativas de vida que emergem entre sujeitos que se preocupam com o que acontece na materialidade do encontro ético na diferença particularmente na Educação Infantil.

Biografia do Autor

  • Anelice Ribetto, Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

    Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professora associada do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ)

  • Regina De Jesús, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

    Doutora em Educação pela Universidade de Campinas - UNICAMP. Professora associada/aposentada do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ)

Referências

BATESON, Gregory. Pasos hacia uma ecologia de la mente. Buenos Aires: Editorial lohlé-Lumen, 1998

CARVALHO, Marco. Era uma vez um ovo. Belo Horizonte: Editora Zit, 2009.

CORCINI LOPES, Maura. Surdez & Educação. Belo Horizonte: Editorial Autêntica, 2011

DAHLKE, Rüdiger, Mandalas – formas que representam a harmonia do cosmos e a energia divina. São Paulo: Pensamento, 1985

DE FELICE, Walkíria M; CASTRO, Helena de. Cocoricó – O livro. São Paulo: Melhoramentos, 2006

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2003

LEBOYER, Frédérick. SHANTALA: massagem para bebês: Uma arte tradicional. São Paulo: Ground, 1995

OLIVEIRA, Marta Kohl de. VYGOTSKY. Aprendizado e desenvolvimento. Um processo Sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993

PRE, Marie. Mandalas para Crianças – uma Nova ferramenta pedagógica. São Paulo: Vergara & Riba, 2007

RIBETTO, Anelice; MACEDO, Danielle; BALBI, Luma. Gestos para pensar um encontro outro. INES - Revista Espaço. Rio de Janeiro . nº 43 - jan-jun 2015; Disponível em: http://www.ines.gov.br/seer/index.php/revista-espaco/article/view/3 Acesso em: 18/9/2021

SKLIAR, Carlos. Diferenças. Entrevista. Por-sinal. Meio digital. 2003. Disponível em: http://www.porsinal.pt/index.php?ps=destaques&idt=ent&iddest=92 Acesso em: 18/9/2021

SKLIAR, Carlos. Los sentidos implicados en el estar-juntos de la educación. Revista Educación y Pedagogía. Medellín, Universidad de Antioquia, Facultad de Educación, vol. 22, núm. 56, enero-abril, 2010, pp. 101-111

SKLIAR, Carlos. ¿Incluir Las Diferencias? Sobre Un Problema MalPlanteado Y Una Realidad Insoportable. Revista Orientación y Sociedad, vol.8, 2008. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/pdf/orisoc/v8/v8a02.pdf Acesso em: 18/9/2021

TAVARES, Maria Tereza Goudard. Infâncias em periferias urbanas: textos, contextos e desafios para a formação das professoras da infância. In: GARCIA, Regina Leite; ZACCUR, Edwiges (Orgs.). Alfabetização: reflexões sobre saberes docentes e saberes discentes. São Paulo: Cortez, 2008, p. 109-127

ZACCUR, Edwiges (orgs.) Alfabetização – reflexões sobre saberes docentes e saberes discentes. São Paulo: Cortez, 2008

Downloads

Publicado

2021-07-10