ANÁLISE DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO MUNICÍPIO DE SERROLÂNDIA – BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2019.v6n1.08.p99

Palavras-chave:

Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Trabalho docente

Resumo

O objetivo do presente artigo foi analisar o Atendimento Educacional Especializado oferecido pelo município de Serrolândia/BA. De acordo com informações obtidas junto a secretaria de educação no ano de 2018, o AEE possui trinta alunos matriculados e quatro professoras que compõem o quadro de docentes. Dos trinta alunos, dezoito são do sexo masculino e doze do sexo feminino, com idades variando entre 4 a 34 anos e 23 deles possuem diagnóstico médico. Todas as docentes foram contactadas e aceitaram participar do nosso estudo, respondendo um questionário com perguntas fechadas e múltipla escolha. Sobre as professoras que atuam no AEE, nota-se uma grande experiencia na área de educação de todas elas, apesar da maior parte ter sido feito no ensino básico regular. Por conta da proximidade com o tempo de aposentadoria vigente, é importante que a gestão municipal já comece a se preocupar com novos profissionais que substituirão as atuais professoras em caso de aposentadoria. Sobre a estrutura física, observa-se que alguns pontos ainda necessitam ser melhorado, com atenção especial as adaptações físicas de banheiro, rampa etc.

Biografia do Autor

  • Osni Oliveira Noberto da Silva, Universidade do Estado da Bahia

    Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus IV. Lider do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Especial e Educação Física Adaptada (GEPEFA/UNEB).

  • Márcio dos Santos Ferreira, Universidade do Estado da Bahia

    Licenciado em Educação Física e Especialista em Atividade Física para pessoas com deficiência, ambos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Integrante do Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Educação Especial e Educação Física adaptada (GEPEFA).

  • Theresinha Guimarães Miranda, Universidade Federal da Bahia

    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pela Umeå University, Suécia. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE).

  • Miguel Angel Garcia Bordas, Universidade Federal da Bahia

    Doutor em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid, com pós-doutorado pela Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE).

Downloads

Publicado

2019-07-29

Edição

Seção

Artigos