A inclusão do estudante com transtorno do espectro autista nos anos iniciais do ensino fundamental: os desafios enfrentados pelo docente nesse processo

Autores

  • Alexandre Henrique MARQUES
  • Vilma Maria BARBOSA
  • Lauriceia Tomaz da Silva GOMES

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n2.02.p11

Palavras-chave:

Inclusão, Transtorno do Espectro Autista, Formação de Professores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar quais os desafios enfrentados pelos docentes no processo de inclusão do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para atingir esse objetivo, optamos pela realização de uma pesquisa de natureza qualitativa. Utilizamos como procedimento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada e a observação não participante, em duas escolas da rede pública do município de Recife, escolhidas por possuírem uma proposta de inclusão de estudantes com TEA. Os participantes do estudo foram cinco docentes que lecionam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nossa análise seguiu a perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que embora os sujeitos da pesquisa enfatizem que não possuem nenhuma especialização/capacitação para atender a demanda, existe uma preocupação em aprender sobre o TEA para buscar subsídios que promovam a inclusão desses estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexandre Henrique MARQUES

    Pós-graduando em Transtornos do Espectro Autista pela Child Behavior Institute (CBI), Miami; Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Joaquim Nabuco (Recife/PE); Especialista em Educação Especial pela UNINABUCO (Recife/PE); Especialista em Gestão Escolar pela UNIANDRADE (Curitiba/PR). Contato: alexandremarques.pedagogo@hotmail.com

  • Vilma Maria BARBOSA

    Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Alpha (Recife/PE) e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Joaquim Nabuco (Recife/PE). Contato: vilmabarbosa.pedagoga@hotmail.com

  • Lauriceia Tomaz da Silva GOMES

    Mestra em Educação Pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Especialista em Educação Especial pela FAFIRE; Pedagoga pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Coordenadora do Departamento de Educação Especial do Município de Jaboatão dos Guararapes e Docente na UNINABUCO (Recife/PE).

Downloads

Publicado

2018-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MARQUES, Alexandre Henrique; BARBOSA, Vilma Maria; GOMES, Lauriceia Tomaz da Silva. A inclusão do estudante com transtorno do espectro autista nos anos iniciais do ensino fundamental: os desafios enfrentados pelo docente nesse processo. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 5, n. 2, p. 11–28, 2018. DOI: 10.36311/2358-8845.2018.v5n2.02.p11. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/8382.. Acesso em: 22 nov. 2024.