A inclusão do estudante com transtorno do espectro autista nos anos iniciais do ensino fundamental: os desafios enfrentados pelo docente nesse processo
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n2.02.p11Palavras-chave:
Inclusão, Transtorno do Espectro Autista, Formação de ProfessoresResumo
O presente artigo tem como objetivo investigar quais os desafios enfrentados pelos docentes no processo de inclusão do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para atingir esse objetivo, optamos pela realização de uma pesquisa de natureza qualitativa. Utilizamos como procedimento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada e a observação não participante, em duas escolas da rede pública do município de Recife, escolhidas por possuírem uma proposta de inclusão de estudantes com TEA. Os participantes do estudo foram cinco docentes que lecionam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nossa análise seguiu a perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que embora os sujeitos da pesquisa enfatizem que não possuem nenhuma especialização/capacitação para atender a demanda, existe uma preocupação em aprender sobre o TEA para buscar subsídios que promovam a inclusão desses estudantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1