Tensões na atuação do Intérprete Educacional: função técnica ou pedagógica?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n1.03.p27

Palavras-chave:

Representações Sociais, Intérprete educacional, Libras, Interpretação Técnica e Pedagógica

Resumo

Apresenta-se um recorte da pesquisa intitulada “Representações Sociais de educandos surdos sobre a atuação do Intérprete Educacional no Ensino Superior”, na qual se analisa as representações sociais de educandos surdos sobre a atuação do Intérprete educacional, buscando identificar as implicações destas representações na aprendizagem e no processo de inclusão educacional dos educandos surdos. Esta investigação teve por base a teoria das representações sociais de Moscovici.  Neste estudo o objetivo é identificar as tensões teóricas sobre a atuação do intérprete educacional em termos de ser uma função técnica ou pedagógica. Trata-se de uma pesquisa, pautada em autores como Bakhtin (1992, 1997), Lacerda (2007), Lima (2006), Freire (2005), entre outros.

 

Palavras-Chave: Representações Sociais; Intérprete educacional; Libras; Interpretação Técnica e Pedagógica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Universidade Federal do Pará - UEPA

Waldma Maíra Menezes de Oliveira possui Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2015), Especialização em Língua Brasileira de Sinais pela Faculdade Montenegro (2012) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2011). Apresenta formação complementar em Técnicas de interpretação em Libras pela Associação de tradutores e Intérpretes do Pará (ASTILP) e certificação de instrutora de Libras pelo PROLIBRAS/MEC (2010). Pesquisadora do Núcleo de Educação Popular (NEP) da UEPA, vinculada a linha Educação Inclusiva e Diversidade, e colaboradora do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP) coordenado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é professora de Libras na Universidade Federal do Pará no Campus Universitário do Baixo Tocantins/ Cametá, Coordena o Grupo de Estudos Surdos na Amazônia Tocantina - GESAT, o Coral de Libras- Mãos que Falam da UFPA/CAMETÁ, a Pós -graduação Lato Sensu em Educação Inclusiva no Campo e a Divisão de Inclusão Educacional - DIE. Atua na área da Educação, Educação Inclusiva, com ênfase na Surdez. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção cientifica, tecnológica e artístico- cultural são: Educação,Representações Sociais, Educação de Jovens e Adultos. educação inclusiva,educação de surdos, Língua Brasileira de Sinais, bilinguismo, Interprete de Libras, Adaptações Metodológicas e Curriculares.

Downloads

Publicado

2018-04-24

Como Citar

Oliveira, W. M. M. de. (2018). Tensões na atuação do Intérprete Educacional: função técnica ou pedagógica?. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 5(1), 27–40. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n1.03.p27

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo