Atendimento escolar no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão: percepção das crianças hospitalizadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n2.07.p85

Palavras-chave:

Educação, Atendimento Escolar, Hospitalar, Criança Hospitalizada, HUUFMA

Resumo

 O atendimento escolar hospitalar permite que as crianças internadas vivenciem o reencontro com a escola além de ter a possibilidade de interagir com um/a professor/a e com outros sujeitos hospitalizados, minimizando os impactos da hospitalização. Neste estudo analisa-se os avanços do atendimento sob o olhar das crianças participantes do projeto de extensão Estudar, uma ação saudável desenvolvido no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão. O aporte teórico metodológico utilizou-se do levantamento bibliográfico, baseando-se em autores como, Fonseca (2008), Carvalho (2008) e aparatos legais como o ECA (1990) e Classe Hospitalar e Atendimento Domiciliar (BRASIL, 2002), entre outros. A coleta de dados envolveu a observação participante, entrevista semiestruturada e análise de imagens, tendo como sujeitos, as crianças internadas no hospital, participantes do referido projeto. Os resultados apontam que a participação das crianças neste projeto evidencia uma percepção diferenciada para a hospitalização, uma vez que o espaço hospitalar torna-se parecido com o da escola por envolver atividades pedagógicas, tornando-se rico e estimulador para o desenvolvimento infantil o que provoca uma adaptação ao ambiente hospitalar minimizando os efeitos traumáticos do tratamento hospitalar.

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Biografia do Autor

  • Marilize de Morais SILVA, Universidade Federal do Maranhão

    Ciencias Humanas, Educação

  • Francy Sousa RABELO, Universidade Federal do Maranhão

    Educação

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Publicado

2018-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Marilize de Morais; RABELO, Francy Sousa. Atendimento escolar no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão: percepção das crianças hospitalizadas. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 5, n. 2, p. 85–100, 2018. DOI: 10.36311/2358-8845.2018.v5n2.07.p85. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6985.. Acesso em: 9 out. 2024.