CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA WEB PARA AVALIAÇÃO DE ACESSIBILIDADE DE SITES E GERAÇÃO AUTOMATIZADA DE SELO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n3.e0240035

Palavras-chave:

Educação Especial, Pessoa com Deficiência, Acessibilidade Digital, Tecnologia Assistiva

Resumo

A acessibilidade digital continua sendo um desafio crítico para a inclusão plena das pessoas com deficiência, especialmente em um contexto onde a tecnologia desempenha um papel central na vida cotidiana. Nesse sentido, um sistema web, atualmente na versão beta, que avalia a conformidade de websites com as diretrizes de acessibilidade das Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), foi criado para atuar como um monitor de acessibilidade digital. O objetivo do sistema é procurar assegurar que websites públicos atendam aos padrões de acessibilidade e promover a inclusão digital. A metodologia envolveu o desenvolvimento de um software que realiza análises automatizadas dos sites com base nos princípios da WCAG: perceptível, operável, compreensível e robusto. Após a implementação e testes rigorosos, o sistema começou a avaliar sites e gerar relatórios detalhados sobre seu nível de conformidade. Os resultados revelaram que a maioria dos sites avaliados está na faixa de 41%-60% de acessibilidade, com poucos alcançando faixas superiores. Essas descobertas destacam uma necessidade crítica de melhorias substanciais na acessibilidade digital, apontando para a importância de um monitoramento contínuo e da adoção de melhores práticas para alcançar uma web verdadeiramente inclusiva. As considerações finais ressaltam a necessidade urgente de ações corretivas e a importância de promover uma cultura de acessibilidade, incentivando a implementação das diretrizes de forma mais ampla e consistente para garantir que todos os usuários possam acessar e utilizar a internet de maneira plena e eficaz.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Durval Ferreira SOBRINHO JUNIOR, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IFBaiano

    Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IFBaiano/Brasil.

  • Andréa Poletto SONZA, Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS

    Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Caxias do Sul/RS, Licenciatura em Formação de Professores pelo IFRS, especialização em Psicopedagogia Institucional pela Unisul/SC, mestrado em Educação (Linha de Pesquisa: Informática na Educação Especial) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Informática na Educação (Linha de Pesquisa: Informática na Educação Especial) pela mesma universidade. Professora titular e Assessora de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Integrante da Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica - INEP.

  • Woquiton Lima FERNANDES, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IFBaiano

    Graduação em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo, CEETEPS (2003) - UNESP. Especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras, Mestre em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação em EaD pela Universidade Federal do Ceará e Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Professor Titular de EBTT IFBaiano. Integrante da Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica - INEP. É líder de Grupo de Pesquisa: Multidisciplinar em Educação, Tecnologia e Ciência.

Referências

BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência . Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 10 ago. 2024.

BRASIL. Decreto n. 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 dez. 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm. Acesso em: 10 ago. 2024.

BRASIL. Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 2000. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L10098.htm. Acesso em: 10 ago. 2024.

CAPLAN, Graciela J. Accessibilidad en la Red – Red de Interación Especial (RedEspecialWeb). Buenos Aires, Argentina – Julho de 2002. Disponível em: https://z-lib.id/book/accesibilidad-en-la-red. Acesso em: 9 set. 2024.

CIFUENTES, Maria Trinidad Rodríguez. Accesibilidad a la Web de las Personas com Discapacidad Visual. I Congreso Nacional de Nuevas Tecnologias y Necesidades Educativas Especiales, Anais. Murcia – Jul/2000.

DIAS, Cláudia. Usabilidade na WEB. Criando portais mais acessíveis. Rio de Janeiro: Alta Books. 2003. 312 p.

LÉVY, Pierre. O que é virtual? São Paulo: ed. 34, 1996.

LÉVY, Pierre. As árvores de conhecimentos. São Paulo: Escuta, 1995.

MINISTÉRIO DOS DIREITOS HUMANOS E DA CIDADANIA. Brasil tem 18,6

milhões de pessoas com deficiência, indica pesquisa divulgada pelo IBGE e MDHC. Governo Federal, 7 jul. 2023. Disponível em:

https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2023/julho/brasil-tem-18-6-milhoes-de- pessoas-com-deficiencia-indica-pesquisa-divulgada-pelo-ibge-e-mdhc. Acesso em: Acesso em: 14 abr. 2024.

SONZA, Andréa Poletto. Ambientes Virtuais Acessíveis sob a perspectiva de usuários com limitação visual. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Porto Alegre, 07 de Maio de 2008. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1P2GpAgxVlm9aGkjyDKwRDEE_DYBst-hd/view.

Acesso em: 9 set. 2024.

SONZA, Andréa Poletto; NASCIMENTO, Gisele Oliveira Fraga do. Possibilidades Acessíveis: recursos de tecnologia assistiva e acessibilidade digital em tempos de pandemia. In: MIORANDO, Tania; CORREA, Aruna (org.) FACOS-UFSM: 2021. Disponível em:

https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/22809/Avaliacao_Aprendizagem_Ensino Remoto.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 9 set. 2024.

WORLD WIDE WEB CONSORTIUM (W3C). Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.2 - 2023. Disponível em: https://www.w3.org/TR/WCAG22/. Acesso em: 11 ago. 2024.

Downloads

Publicado

2024-09-26

Edição

Seção

Dossiê Acessiblidade na Educação Superior: avaliação e praticas inclusivas

Como Citar

FERREIRA SOBRINHO JUNIOR, Durval; POLETTO SONZA, Andréa; LIMA FERNANDES, Woquiton. CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA WEB PARA AVALIAÇÃO DE ACESSIBILIDADE DE SITES E GERAÇÃO AUTOMATIZADA DE SELO. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 11, n. 3, p. e0240035, 2024. DOI: 10.36311/2358-8845.2024.v11n3.e0240035. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/16402.. Acesso em: 23 nov. 2024.