CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA WEB PARA AVALIAÇÃO DE ACESSIBILIDADE DE SITES E GERAÇÃO AUTOMATIZADA DE SELO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n3.e0240035

Palavras-chave:

Educação Especial, Pessoa com Deficiência, Acessibilidade Digital, Tecnologia Assistiva

Resumo

A acessibilidade digital continua sendo um desafio crítico para a inclusão plena das pessoas com deficiência, especialmente em um contexto onde a tecnologia desempenha um papel central na vida cotidiana. Nesse sentido, um sistema web, atualmente na versão beta, que avalia a conformidade de websites com as diretrizes de acessibilidade das Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), foi criado para atuar como um monitor de acessibilidade digital. O objetivo do sistema é procurar assegurar que websites públicos atendam aos padrões de acessibilidade e promover a inclusão digital. A metodologia envolveu o desenvolvimento de um software que realiza análises automatizadas dos sites com base nos princípios da WCAG: perceptível, operável, compreensível e robusto. Após a implementação e testes rigorosos, o sistema começou a avaliar sites e gerar relatórios detalhados sobre seu nível de conformidade. Os resultados revelaram que a maioria dos sites avaliados está na faixa de 41%-60% de acessibilidade, com poucos alcançando faixas superiores. Essas descobertas destacam uma necessidade crítica de melhorias substanciais na acessibilidade digital, apontando para a importância de um monitoramento contínuo e da adoção de melhores práticas para alcançar uma web verdadeiramente inclusiva. As considerações finais ressaltam a necessidade urgente de ações corretivas e a importância de promover uma cultura de acessibilidade, incentivando a implementação das diretrizes de forma mais ampla e consistente para garantir que todos os usuários possam acessar e utilizar a internet de maneira plena e eficaz.

 

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Biografia do Autor

  • Durval Ferreira SOBRINHO JUNIOR, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IFBaiano

    Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IFBaiano/Brasil.

  • Andréa Poletto SONZA, Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS

    Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Caxias do Sul/RS, Licenciatura em Formação de Professores pelo IFRS, especialização em Psicopedagogia Institucional pela Unisul/SC, mestrado em Educação (Linha de Pesquisa: Informática na Educação Especial) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Informática na Educação (Linha de Pesquisa: Informática na Educação Especial) pela mesma universidade. Professora titular e Assessora de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Integrante da Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica - INEP.

  • Woquiton Lima FERNANDES, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IFBaiano

    Graduação em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo, CEETEPS (2003) - UNESP. Especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras, Mestre em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação em EaD pela Universidade Federal do Ceará e Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Professor Titular de EBTT IFBaiano. Integrante da Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica - INEP. É líder de Grupo de Pesquisa: Multidisciplinar em Educação, Tecnologia e Ciência.

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Publicado

2024-09-26

Edição

Seção

Dossiê Acessiblidade na Educação Superior: avaliação e praticas inclusivas