POLÍTICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

O CASO DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n3.e0240031

Palavras-chave:

Políticas de inclusão na educação superior, Deficiência, Instituto Federal Goiano

Resumo

Este artigo discute as políticas educacionais inclusivas para estudantes com deficiência no ensino superior. Em termos metodológicos realizou-se pesquisa documental sobre inclusão de estudantes público da educação especial (PEE) do IF Goiano, elaborados no período de 2015 a 2022. O foco, foi analisar e compreender como tem se dado o acesso, a permanência e o suporte a estes estudantes matriculados nos cursos de graduação. Os dados foram analisados à luz da perspectiva qualitativa, estabelecendo eixos de análise a partir dos objetivos da pesquisa.  Os resultados revelaram, entre outros aspectos, que os desafios são inúmeros, dentre os quais podemos mencionar a falta de investimentos financeiros e humanos para os suportes que parte destes estudantes precisam, ausência de professores efetivos para atuar no suporte, a falta de clareza das práticas pedagógico acessíveis aos estudantes PEE. Em que pesem tais dificuldades, a pesquisa revelou que as políticas institucionais voltadas para os estudantes PEE no IF Goiano tem sido traduzidas seguindo orientações das políticas federais na área.

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Biografia do Autor

  • Monica Isabel CANUTO NUNES, Instituto Federal Goiano - IF Goiano

    Cursando Doutorado em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ; Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás - UFG Câmpus Catalão; Graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília – UCB; Docente na Universidade Estadual de Goiás- UEG Unidade de Pires do Rio – GO no curso de Pedagogia com a disciplina de Estágio Supervisionado em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I; Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal Goiano Campus Urutaí onde coordena o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE; trabalha com a Educação Especial e Inclusão desde os anos de 2000.

  • Márcia Denise PLETSCH, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

    Doutora em Educação. Professora Associada do Departamento Educação e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Cientista do Estado do Rio de Janeiro da FAPERJ e pesquisadora do CNPq- nível 1D. Coordenadora do Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE) que integra o Centro de Inovação Tecnológica e Educação Inclusiva (CITEI/UFRRJ) e do Curso de Especialização em Educação Especial e Inovação Tecnológica (UFRRJ/CECIERJ).

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Publicado

2024-09-26

Edição

Seção

Dossiê Acessiblidade na Educação Superior: avaliação e praticas inclusivas