ENTRELAÇAMENTO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. O PAPEL DA UNIVERSIDADE PARA GRUPOS DE MÃES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
DA (IN)VISIBILIDADE À PARTICIPAÇÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n3.e0240030Palavras-chave:
Ensino. Pesquisa. Extensão. , Empoderamento, Mães de pessoas com deficiênciaResumo
Este artigo tem como objetivo mostrar a importância da articulação entre as ações acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão nas instituições de Ensino Superior. Para tanto, o artigo tem como foco o tripé ensino-pesquisa-extensão como um campo de formação e intervenção nos processos sociais. Neste caso em particular, é desenvolvido com base na pesquisa de doutorado que adotou como campo de coleta de dados o Projeto de Extensão Pró-Mães que teve como população 20 mães de pessoas com deficiência. No âmbito do ensino, o projeto contou com a participação de três estudantes de graduação. A referida pesquisa tem como objeto de estudo o processo de empoderamento das participantes. Os resultados da pesquisa revelaram quatro categorias que constituíram o Programa Pró-mães: 1. desvelamento das experiências corrosivas; 2. (re)conhecimento do coletivo; 3. (re)conhecimento do poder interno e da expertise; 4. participação social e política. Da mesma forma, a pesquisa evidencia que o entrelaçamento entre a tríade ensino-pesquisa-extensão constitui papel fundamental na divulgação de conhecimentos científicos para a população, com consequente melhoria na qualidade de vida, no enfrentamento de barreiras e na solução de problemas. Cabe destacar, que ao articular o tripé ensino-pesquisa-extensão: a) ocorre a produção de saberes científicos fundamentados na vida real das participantes; b) promove o engajamento na dimensão social e política; c) possibilita a intervenção nos processos sociais com a finalidade de fortalecer a comunidade em suas questões específicas; d) cria-se um espaço formativo para universitários/as no que diz respeito à aquisição de competências acadêmicas e de pesquisa.
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