ENTRELAÇAMENTO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. O PAPEL DA UNIVERSIDADE PARA GRUPOS DE MÃES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

DA (IN)VISIBILIDADE À PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n3.e0240030

Palavras-chave:

Ensino. Pesquisa. Extensão. , Empoderamento, Mães de pessoas com deficiência

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar a importância da articulação entre as ações acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão nas instituições de Ensino Superior. Para tanto, o artigo tem como foco o tripé ensino-pesquisa-extensão como um campo de formação e intervenção nos processos sociais. Neste caso em particular, é desenvolvido com base na pesquisa de doutorado que adotou como campo de coleta de dados o Projeto de Extensão Pró-Mães que teve como população 20 mães de pessoas com deficiência. No âmbito do ensino, o projeto contou com a participação de três estudantes de graduação. A referida pesquisa tem como objeto de estudo o processo de empoderamento das participantes. Os resultados da pesquisa revelaram quatro categorias que constituíram o Programa Pró-mães: 1. desvelamento das experiências corrosivas; 2. (re)conhecimento do coletivo; 3. (re)conhecimento do poder interno e da expertise; 4. participação social e política. Da mesma forma, a pesquisa evidencia que o entrelaçamento entre a tríade ensino-pesquisa-extensão constitui papel fundamental na divulgação de conhecimentos científicos para a população, com consequente melhoria na qualidade de vida, no enfrentamento de barreiras e na solução de problemas. Cabe destacar, que ao articular o tripé ensino-pesquisa-extensão: a) ocorre a produção de saberes científicos fundamentados na vida real das participantes; b) promove o engajamento na dimensão social e política; c) possibilita a intervenção nos processos sociais com a finalidade de fortalecer a comunidade em suas questões específicas; d) cria-se um espaço formativo para universitários/as no que diz respeito à aquisição de competências acadêmicas e de pesquisa.  

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Biografia do Autor

  • Alessandra Miranda Mendes SOARES, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

    Graduada em Pedagogia (2002) e Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2010), Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Integrada de Patos (2004) e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, com cotutela na Universidade de Barcelona (2018). Professora adjunta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, desenvolve ensino, pesquisa e extensão, nas temáticas: educação inclusiva, estudos culturais, direito das pessoas com deficiência e de suas mães, processos de empoderamento e autoadvocacia. Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa CNPq: Gênero, Educação, Diversidade e Inclusão e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva e Acessibilidade – GEPEIA.

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Publicado

2024-09-26

Edição

Seção

Dossiê Acessiblidade na Educação Superior: avaliação e praticas inclusivas