ENSINO SUPERIOR E PRÁTICAS INCLUSIVAS

OS ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NA UNIVERSIDADE DO ALGARVE/ PORTUGAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n3.e0240038

Palavras-chave:

Educação, Ensino Superior, Práticas Inclusivas, Percepções dos estudantes

Resumo

A investigação tem como objetivo analisar a perceção dos estudantes com Necessidades Específicas da Universidade do Algarve/Portugal no que se refere à inclusão. Visa, especificamente, analisar as práticas inclusivas, a acessibilidade, as principais barreiras e desafios enfrentados pelos estudantes na vida académica. A amostra (N= 32) é constituída por um grupo de estudantes atendidos pelo Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais (GAENEE), com idades compreendidas entre os 19 e os 40 anos (M= 24.09; DP= 6.60). Os inquiridos responderam a um questionário, construído para o estudo, disponibilizado online. A partir da análise e interpretação dos dados, com base na análise temática, constatou-se que as medidas aplicadas pela UAlg respondem de forma geral às necessidades dos estudantes, embora alguns manifestem alguma insatisfação. Os estudantes sentem-se incluídos e respeitados, o que sugere que a UAlg e o GAENEE têm vindo a desenvolver práticas inclusivas para a não discriminação e participação efetiva destes estudantes na vida universitária. Embora o pessoal docente revele disponibilidade para adequar as práticas pedagógicas às necessidades específicas dos estudantes, os resultados sugerem a necessidade de uma melhor qualificação profissional dos docentes, e de um maior conhecimento das metodologias e práticas inclusivas. O presente estudo assinala que ainda falta percorrer algum caminho para uma Universidade Inclusiva, permitindo através dos resultados melhorar a resposta institucional, planear ações e estabelecer novas metas de atuação, contribuindo para o aprimoramento da política de inclusão e suporte académico a estes estudantes no ambiente universitário.

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Biografia do Autor

  • Dra. Josemery Araújo Alves, UFRN

    Pós doutoranda em Educação Inclusiva- UAlg (Portugal), doutora em Recursos Naturais (2018), com doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa (Ulisboa/ ISEG). Professora do curso de turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, tem coordenado pesquisas sobre acessibilidade e ensino superior, projetos sobre inclusão, membro da Comissão Permanente de Inclusão e Acessibilidade (CPIA) do CCSA/UFRN.

  • Dra. Maria Helena Venâncio Martins, Docente Universidade do Algarve/ Portugal

    Psicóloga, Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas, e elemento da Coordenação do GTAEDES (Grupo de Trabalho para o apoio ao Estudante com Deficiência no Ensino Superior). Publicou artigos em revistas especializadas e diversos capítulos em livros da área da Inclusão, Educação Especial, Resiliência e Vulnerabilidade, desenvolvimental e Gerontopsicologia. Atua nas áreas da Psicologia, Ciências Sociais, Educação e Educação Especial.

  • Me. Ana Catarina Marçal da Piedade, Psicóloga Júnior Universidade do Algarve/ Portugal, Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais da UAlg (GAENEE)

    Mestre em Psicologia da Educação pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Psicóloga Júnior no Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais (GAENEE) da Universidade do Algarve.

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Publicado

2024-09-26

Edição

Seção

Dossiê Acessiblidade na Educação Superior: avaliação e praticas inclusivas