TRADUTORES E INTÉRPRETES EDUCACIONAIS

REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO E CONTRATAÇÃO

Autores

  • Muyara dos SANTOS Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Ana Paula SANTANA Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC https://orcid.org/0000-0002-9508-9866

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240009

Palavras-chave:

Intérprete educacional., Surdos, Formação, Bilinguismo

Resumo

As políticas públicas de atendimento ao estudante surdo no Brasil reconhecem que o profissional responsável por atuar na mediação linguística é o tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais - Libras. No contexto educacional, esse profissional é contratado a partir de diferentes pré-requisitos. Desta forma, este estudo tem como objetivo refletir acerca da formação dos intérpretes educacionais e a sua contratação no ambiente educacional. Como metodologia utilizou-se uma pesquisa documental realizada com dois tipos de fontes: a) ementas dos cursos de graduação em Tradução e Interpretação com Habilitação em Libras; b) editais estaduais de contratação para intérprete educacional. Durante o estudo percebeu-se que o cenário nacional é bastante diverso, manifestando as necessidades, potencialidades e limites de cada contexto regional. Assim, os resultados apontam para a necessidade de discussões sobre a formação para a atuação do intérprete educacional, bem como na falta de consenso nas exigências de contratação deste profissional. Este resultado corrobora com a baixa oferta de cursos superiores de tradução e interpretação na maioria das regiões, o que faz com que as orientações propostas pelos documentos oficiais fiquem distantes da prática. Neste sentido, de maneira emergencial os editais permitem e abrem precedentes para a contratação de profissionais com formação diversa, algumas vezes sem o pré-requisito da formação em nível superior. Esse recurso aplicado em situações emergenciais visa dar conta da educação bilíngue inclusiva e “de qualidade” para os estudantes surdos, solução essa que pode apresentar limites didáticos e metodológicos no exercício da profissão.

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Biografia do Autor

Muyara dos SANTOS, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística – UFSC. Professora Auxiliar Intérprete Educacional do Município de Florianópolis/SC.

Ana Paula SANTANA, Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

Doutora em Linguística pela Universidade de Campinas - UNICAMP. Fonoaudióloga. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e da Graduação e Pós- Graduação em Fonoaudiologia - UFSC.

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Publicado

2024-02-22

Como Citar

dos SANTOS, M., & SANTANA, A. P. (2024). TRADUTORES E INTÉRPRETES EDUCACIONAIS: REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO E CONTRATAÇÃO. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 11(1), e0240009. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n1.e0240009

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo