PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n2.e0240024Palavras-chave:
Deficiência, Práticas pedagógicas, Inclusão.Resumo
Essa pesquisa buscou analisar a produção científica sobre as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores da Educação Básica, favorecedoras da aprendizagem de alunos com deficiência sob a perspectiva analítica do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Foi feita uma busca bibliográfica baseada em três palavras-chave: deficiência, práticas pedagógicas e inclusão. Para todos os documentos encontrados foram determinados como critérios de inclusão: abordar práticas pedagógicas com alunos com deficiência, publicações entre 2011 e 2022, pelo Portal de Periódicos da CAPES e possuir: “prática pedagógica”, no título e no resumo. Como resultado, foram encontrados 16 artigos, destacando-se a compreensão de professores sobre a Educação Inclusiva, a atuação do Atendimento Educacional Especializado (AEE), o uso do Plano Educacional Individualizado (PEI), estimulação positiva dos professores e família na educação. A pesquisa também apontou os desafios da adequação do currículo escolar e da formação dos professores para um ensino que contemple a participação e aprendizagem de todos. Sob a análise crítica da abordagem do DUA, este estudo evidenciou que ainda estamos longe de ter currículos e professores preparados para a realização de práticas pedagógicas que todos possam participar sem a necessidade de adaptações no momento da aula na Educação Básica.
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Referências
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