PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2024.v11n2.e0240024

Palavras-chave:

Deficiência, Práticas pedagógicas, Inclusão.

Resumo

Essa pesquisa buscou analisar a produção científica sobre as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores da Educação Básica, favorecedoras da aprendizagem de alunos com deficiência sob a perspectiva analítica do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Foi feita uma busca bibliográfica baseada em três palavras-chave: deficiência, práticas pedagógicas e inclusão. Para todos os documentos encontrados foram determinados como critérios de inclusão: abordar práticas pedagógicas com alunos com deficiência, publicações entre 2011 e 2022, pelo Portal de Periódicos da CAPES e possuir: “prática pedagógica”, no título e no resumo. Como resultado, foram encontrados 16 artigos, destacando-se a compreensão de professores sobre a Educação Inclusiva, a atuação do Atendimento Educacional Especializado (AEE), o uso do Plano Educacional Individualizado (PEI), estimulação positiva dos professores e família na educação. A pesquisa também apontou os desafios da adequação do currículo escolar e da formação dos professores para um ensino que contemple a participação e aprendizagem de todos. Sob a análise crítica da abordagem do DUA, este estudo evidenciou que ainda estamos longe de ter currículos e professores preparados para a realização de práticas pedagógicas que todos possam participar sem a necessidade de adaptações no momento da aula na Educação Básica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eron Moreno Chagas ROCHA, Universidade Estadual de Londrina - UEL

    Mestre em Design pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2017). Possui graduação em Design Gráfico pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2013) , Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2023) e  Licenciatura em Artes Visuais na UniBF. Professor da rede municipal de ensino de Cambé/PR. Atua principalmente nos seguintes temas: Acessibilidade e Educação Inclusiva.

  • Deivid Alex dos SANTOS, Universidade Estadual de Londrina - UEL

    Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Professor colaborador no Departamento de Educação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes da Universidade Estadual de Londrina -UEL, Brasil.

Referências

AGBENYEGA, Joseph. S.; KLIBTHONG, Sunanta. Exploring Thai early childhood teachers’ experiences of inclusive teaching practices: a qualitative study. The Australian Educational Researcher, [S.L.], v. 48, n. 1, p. 125-143, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s13384-020-00380-1. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s13384-020-00380-1. Acesso em: 30 mai. 2022.

ALVES, Maria Luiza Tanure, et al. Physical Education classes and inclusion of children with disability: brazilian teachers’s perspectives. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 4, p. 1229-1244, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.66851. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1153/115354182007.pdf. Acesso em: 19 jan. 2023.

ALVES, Maria Manuela.; RIBEIRO, Jaime.; SIMÕES, Fátima. Universal Design for Learning (UDL): Contributos para uma escola de todos. Indagatio Didactica, [S.L.], v. 5, n. 4, p. 122-146, 2013. DOI: https://doi.org/10.34624/id.v5i4.4290. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4290. Acesso em: 20 mar. 2023.

ANJOS, Hildete. Pereira dos.; MELO, Luciana Barbosa de Melo.; SILVA, Kátia Regina da.; RABELO, Lucélia C. Cavalcante.; ARAÚJO, Marcelo Alameida. (2013). Práticas pedagógicas e inclusão: a sobrevivência da integração nos processos inclusivos. Educação & Sociedade, v.34, n.123, p.495–507. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000200010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/VPP6x6dMJSnLZHcXHPhLMwn/?lang=pt#. Acesso em: 01 jul. 2023.

BAGLIERI, Susan.; VALLE, Jan W.; CONNOR, Deborah J.; GALLAGHER, Deborah J. Disability Studies in Education: The Need for a Plurality of Perspectives on Disability. Remedial and Special Education, v.32, n.4, p.267-278. 2011. DOI: https://doi.org/10.1177/0741932510362200. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0741932510362200#core-collateral-self-citation. Acesso em: 19 abr. 2023.

BOCK, Geisa Letícia Kempfer; GESSER, Marivete; NUERNBERG, Adriano Henrique. Desenho Universal para a Aprendizagem: a produção científica no período de 2011 a 2016. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, p. 143-160, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382418000100011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/ntsFQKh3yqVMvJCpyWfQd4y/?lang=pt. Acesso em: 30 jan. 2023.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Lei nº 13.146. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência: Estatuto da Pessoa com Deficiência. Brasília, 2015.

BRASIL. Censo da educação básica 2020: resumo técnico [recurso eletrônico]. Brasília: Inep, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2020.pdf. Acesso em: 16 nov. 2021.

BRASIL. Decreto nº 9465, de 02 de janeiro de 2019. Diário Oficial da União. Brasília, 2019.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas educacionais Anísio Teixeira (INEP). Deficiência Múltipla. Brasília, 2007.

BRASIL. Lei nº 9394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Inclusão: revista da educação especial, v. 4, n 1, janeiro/junho 2008. Brasília, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 24 abr. 2022.

BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 6/2005. Reexame do Parecer CNE/CEB 24/2004, que visa o estabelecimento de normas nacionais para a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração. Diário Oficial da União. Brasília, 2005.

BRASIL. Parecer CNE/CEB Nº. 18/2005. Orientações para a matrícula das crianças de 6 (seis) anos de idade no Ensino Fundamental obrigatório, em atendimento à Lei nº. 11.114, de 16 de maio de 2005, que altera as Artes. 6º.,32 e 87 da Lei nº 9.394/1996. Diário Oficial da União. Brasília, 2005.

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Brasília, 2001.

CHIAPPETTA, Lucia. Strumenti di intervento per alunni con Bisogni Educativi Speciali. A.S Editors: Roma, 2014. 133 p.

DRAGO, Rogério. Inclusão e linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Linhas Críticas, Brasília, v. 1, n. 36, p. 361-378, maio 2012. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v18i36.3939. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3939. Acesso em 19 jan. 2023.

FLORIAN, Lani. What counts as evidence of inclusive education?. European Journal of Special Needs Education, v.29, n.3, p.286-294. 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/08856257.2014.933551. Disponível em: https://www.tandfonline.com/action/showCitFormats?doi=10.1080%2F08856257.2014.933551. Acesso em: 19 abr. 2023.

FONTANA, Evelline Cristhine.; CRUZ, Gilmar de Carvalho.; PAULA, Luana Aparecida de. Plano Educacional Individualizado: uma estratégia de inclusão e aprendizagem nas aulas de educação física. Da Investigação Às Práticas: Estudos de Natureza Educacional, [S.L.], v. 9, n. 2, p. 118-131, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.25757/INVEP.V9I2.188. Disponível em: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/188. Acesso em: 30 de abr. 2023.

FRANCO Renata Maria da Silva.; GOMES, Claudia. Educação inclusiva para além da educação especial: uma revisão parcial das produções nacionais. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 37, n. 113, p. 194-207, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5935/0103-8486.20200018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-84862020000200007. Acesso em: 19 mai. 2023.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa. O levantamento bibliográfico e a pesquisa científica. 2. ed. São Paulo: Manole, p. 377, 2010. Disponível em: http://www2.eerp.usp.br/nepien/disponibilizararquivos/levantamento_bibliografico_cristianegalv.pdf. Acesso em: 06 jun. 2021.

HANSEN, Janne Hedegaard. Limits to inclusion. International Journal Of Inclusive Education, [S.L], v. 16, n. 1, p. 89-98, abr. 2011. DOI: https://doi.org/10.1080/13603111003671632.

KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Marcas da história social no discurso de um sujeito: uma contribuição para a discussão a respeito da constituição social da pessoa com deficiência. Cadernos Cedes, Campinas, v. 1, n. 50, p. 41-54, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622000000100004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/PkqCdbdqtMJfBF5DHGW8Bnh/abstract/?lang=pt. Acesso em: 13 abr. 2022.

MAJOKO, Tawanda. Inclusion of Children With Disabilities in Physical Education in Zimbabwean Primary Schools. Sage Open, [S.L.], v. 9, n. 1, p. 1-16, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/21582440188203. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2158244018820387. Acesso em: 01 fev. 2022.

MAMAS, Christoforos.; AVRAMIDIS, Elias. Promoting social interaction in the inclusive classroom: lessons from inclusive schools in england and cyprus. Learning, Culture And Social Interaction, [S.L.], v. 2, n. 4, p. 217-226, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.lcsi.2013.07.001. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2210656113000469. Acesso em: 01 fev. 2022.

NELSON, Loui Lord. Design and deliver: planning and teaching using universal design for learning. Baltimore, Paul. H. Brookes Publishing Co. 2013. 151 p.

NUNES, Clarisse.; MADUREIRA, Isabel. Desenho Universal para a Aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas. Da Investigação Às Práticas, Lisboa, v. 2, n. 5, p. 126-143, 2015. Disponível em: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/84/pdf. Acesso em: 06 out. 2022.

OVERTON, Hannah.; WRENCH, Alison.; GARRETT, Robyne. Pedagogies for inclusion of junior primary students with disabilities in PE. Physical Education and Sport Pedagogy. v.22, n.4, p. 414-426, fev. 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/17408989.2016.1176134. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17408989.2016.1176134. Acesso em: 20 fev. 2023.

PADILHA, Anna Maria Lunardi Padilha.; OLIVEIRA, Ivone. Martins. Conhecimento, trabalho docente e escola inclusiva. Journal of Research in Special Educational Needs. v.16, n.1, p.318-322. 2016. DOI: https://doi.org/10.1111/1471-3802.12294. Disponível em: https://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/1471-3802.12294. Acesso em: 20 fev. 2023.

PAGNEZ, Karina Soledad Maldonado Molina Pagnez.; BISSOLI, Lara Aparecida Rancan Bissoli. As salas de apoio e acompanhamento à inclusão em São Paulo. Journal of Research in Special Educational Needs. v.16, n.1, p.178-186. 2016. DOI: https://doi.org/10.1111/1471-3802.12140. Disponível em: https://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1471-3802.12140. Acesso em: 19 abr. 2023.

ROSÁRIO, Hilda; SILVA, Simone. Strategies adopted by parents in the schooling experience of their young and adult children with disabilities. Revista de Enfermagem Referência, [S.L.], v. , n. 11, p. 51-59, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.12707/RIV16065. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/311850143_Strategies_adopted_by_parents_in_the_schooling_experience_of_their_young_and_adult_children_with_disabilities. Acesso em: 24 abr. 2022.

SAGNER-TAPIA, Johanna. An analysis of alterity in teachers’ inclusive pedagogical practices. International Journal of Inclusive Education, v.22, n.4, p. 375-390. DOI: https://doi.org/10.1080/13603116.2017.1370735. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13603116.2017.1370735?journalCode=tied20. Acesso em: 30 abr. 2023.

SANTIAGO, Mylene Cristina.; SANTOS, Mônica Pereira dos.; MELO, Sandra Cordeiro de. Inclusão em educação: processos de avaliação em questão1. Ensaio: Avaliação E Políticas Públicas Em Educação, v.25, n.96, p.632–651. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002500652. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/3bwwy6JgWW4Cpb7NvCppvrS/?lang=pt#. Acesso em: 30 abr. 2023.

SYRJÄMÄKI, Marja.; PIHLAJA Päivi.; SAJANIEMI, Nina. Enhancing peer interaction during guided play in Finnish integrated special groups. European Early Childhood Education Research Journal. v.26, n.3, p. 418-431, mai. 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/1350293X.2018.1463908. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/1350293X.2018.1463908. Acesso em: 30 abr. 2023.

TORRES, Josiane Pereira.; MENDES, Eunicéia Gonçalves. Atitudes Sociais e Formação Inicial de Professores para a Educação Especial. Revista Brasileira De Educação Especial, v.25, n.4, p.765–780. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000400014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/c43f46jfGfHc4TDwszkfD6p/?lang=pt#. Acesso em: 30 abr. 2023.

UNESCO. Declaração. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Incheon, 2015

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

ROCHA, Eron Moreno Chagas; SANTOS, Deivid Alex dos. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 11, n. 2, p. e0240024, 2024. DOI: 10.36311/2358-8845.2024.v11n2.e0240024. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/14806.. Acesso em: 22 nov. 2024.