Vamos falar sobre elas

as mulheres com altas capacidades

Autores

  • Ana Paula Santos de OLIVEIRA Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p153-168

Palavras-chave:

Altas habilidades, Gênero, Mulheres, Adultez

Resumo

Estudos da literatura especializada na área das altas capacidades nos sinalizam a carência de pesquisas com a temática de adultos, ao afunilarmos para questões de gênero, mais especificamente ao se tratar de estudos com mulheres com altas capacidades, esse quadro se mostra ainda mais exíguo. As desigualdades de gênero são históricas e culturalmente instauradas, causando prejuízos para a vida de muitas mulheres ainda hoje, é nessa direção que o presente trabalho vai buscar, através de uma revisão sistemática, examinar o que vem se falando nacionalmente e internacionalmente sobre a temática, quais são os avanços, e encadeamentos na vida das mulheres com altas capacidades. As bases de dados utilizadas no estudo foram: Education Resources Information Center (ERIC), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos CAPES, a Revista Educação Especial e a Revista Brasileira de Educação Especial, compreendo um recorte temporal dos últimos vinte (20) anos de produções, de 2002 a agosto de 2022. Foram empregadas diferentes palavras-chaves para as buscas e em três idiomas diferentes, Português, Inglês e Espanhol, são elas: gifted; talento; women; woman; mujeres; mulheres; high ability; altas capacidades; altas habilidades/superdotação; dotação,  a fim de ampliar a gama de estudos encontrados, para assim, trazer mais qualidade às discussões. Como resultados, foram encontradas discussões extremamente importantes na área, tais quais: a falta de modelos femininos; as mulheres tendem a mascarar suas capacidades; os vieses e estereótipos de gêneros, socialmente instaurados refletem negativamente em suas vidas, assim como, as mulheres são sistematicamente sub-representadas.

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Biografia do Autor

  • Ana Paula Santos de OLIVEIRA, Universidade Federal de São Carlos

    Doutora em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

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Publicado

2023-02-23

Edição

Seção

Dossiê Altas habilidades ou superdotação: diferentes perspectivas (inter)nacionais para a identificação, a avaliação e o enriquecimento