Dupla excepcionalidade

definição e evidências da produção científica brasileira

Autores

  • Josilene Domingues Santos PEREIRA Universidade Federal de São Carlos e Instituto Federal da Bahia
  • Rosemeire de Araújo Rangni Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0002-8752-9745

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p41-58

Palavras-chave:

Educação Especial, Dupla excepcionalidade, Altas habilidades ou superdotação, Produção científica

Resumo

Os objetivos desta investigação foram identificar as definições do termo dupla excepcionalidade na literatura internacional e caracterizar a produção científica brasileira no recorte temporal de 2000 a 2020. Realizou-se pesquisa bibliográfica e os resultados apontaram que: i) a produção cientifica brasileira é escassa; ii) há implicações na tradução do termo dupla excepcionalidade para a pesquisa no Brasil; iii) há flutuações terminológicas, além de fragilidades teóricas e iv) há ausência do termo e de sua definição nas produções em que a dupla excepcionalidade é o objeto de estudo. Conclui-se que as investigações sobre esse tema ainda são emergentes no Brasil e que é necessário construir uma definição compatível com os estudos internacionais.

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Biografia do Autor

Josilene Domingues Santos PEREIRA, Universidade Federal de São Carlos e Instituto Federal da Bahia

Doutora em Educação Especial. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Vitória da Conquista, Bahia

Rosemeire de Araújo Rangni, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação Especial. Docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus São Carlos, São Paulo.

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Publicado

2023-02-23

Como Citar

Domingues Santos PEREIRA, J., & de Araújo RANGNI, R. (2023). Dupla excepcionalidade: definição e evidências da produção científica brasileira. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 10(1), 41–58. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p41-58

Edição

Seção

Dossiê Altas habilidades ou superdotação: diferentes perspectivas (inter)nacionais para a identificação, a avaliação e o enriquecimento