Dupla excepcionalidade

definição e evidências da produção científica brasileira

Autores

  • Josilene Domingues Santos PEREIRA Universidade Federal de São Carlos e Instituto Federal da Bahia
  • Rosemeire de Araújo Rangni Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0002-8752-9745

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p41-58

Palavras-chave:

Educação Especial, Dupla excepcionalidade, Altas habilidades ou superdotação, Produção científica

Resumo

Os objetivos desta investigação foram identificar as definições do termo dupla excepcionalidade na literatura internacional e caracterizar a produção científica brasileira no recorte temporal de 2000 a 2020. Realizou-se pesquisa bibliográfica e os resultados apontaram que: i) a produção cientifica brasileira é escassa; ii) há implicações na tradução do termo dupla excepcionalidade para a pesquisa no Brasil; iii) há flutuações terminológicas, além de fragilidades teóricas e iv) há ausência do termo e de sua definição nas produções em que a dupla excepcionalidade é o objeto de estudo. Conclui-se que as investigações sobre esse tema ainda são emergentes no Brasil e que é necessário construir uma definição compatível com os estudos internacionais.

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Biografia do Autor

  • Josilene Domingues Santos PEREIRA, Universidade Federal de São Carlos e Instituto Federal da Bahia

    Doutora em Educação Especial. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Vitória da Conquista, Bahia

  • Rosemeire de Araújo Rangni, Universidade Federal de São Carlos

    Doutora em Educação Especial. Docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus São Carlos, São Paulo.

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Publicado

2023-02-23

Edição

Seção

Dossiê Altas habilidades ou superdotação: diferentes perspectivas (inter)nacionais para a identificação, a avaliação e o enriquecimento

Como Citar

DOMINGUES SANTOS PEREIRA, Josilene; DE ARAÚJO RANGNI, Rosemeire. Dupla excepcionalidade: definição e evidências da produção científica brasileira. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, SP, v. 10, n. 1, p. 41–58, 2023. DOI: 10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p41-58. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/13899.. Acesso em: 13 nov. 2024.