Dupla excepcionalidade
definição e evidências da produção científica brasileira
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2023.v10n1.p41-58Palavras-chave:
Educação Especial, Dupla excepcionalidade, Altas habilidades ou superdotação, Produção científicaResumo
Os objetivos desta investigação foram identificar as definições do termo dupla excepcionalidade na literatura internacional e caracterizar a produção científica brasileira no recorte temporal de 2000 a 2020. Realizou-se pesquisa bibliográfica e os resultados apontaram que: i) a produção cientifica brasileira é escassa; ii) há implicações na tradução do termo dupla excepcionalidade para a pesquisa no Brasil; iii) há flutuações terminológicas, além de fragilidades teóricas e iv) há ausência do termo e de sua definição nas produções em que a dupla excepcionalidade é o objeto de estudo. Conclui-se que as investigações sobre esse tema ainda são emergentes no Brasil e que é necessário construir uma definição compatível com os estudos internacionais.
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Referências
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