Educação física e inclusão
narrativas de graduandos com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.36311/2358-8845.2022.v9n2.p85-98Palavras-chave:
Ensino Superior, Educação Física, Deficiência visual, NarrativaResumo
Com o advento da inclusão educacional a presença de pessoas com deficiência no ensino superior tem sido observada e requer atenção. Diferentes estratégias de condução desse processo de ensino inclusivo têm sido discutidas na literatura. São proposições de estratégias, características de recursos pedagógicos e instruções que visam atender pessoas com deficiência visual. Nesse estudo, buscamos escutar três estudantes com deficiência visual que cursam graduação em Educação Física afim de conhecer suas percepções sobre a inclusão no ensino superior. As coletas das narrativas desse estudo foram registradas em diário de campo e analisadas de forma descritiva. As narrativas suscitaram reflexões acerca da formação docente e suas implicações no processo inclusivo. O estudo revela a adoção de metodologias inflexíveis, indiferença, cerceamento das experiências e negligência nos suportes à pessoa com deficiência. Mostrou a emergente necessidade de formação continuada para docentes, gestores e funcionários e construção de planos educacionais efetivamente inclusivos no ensino superior.
Downloads
Referências
ABREU, Micaela; ANTUNES, Ana Paula; ALMEIDA, Leandro Silva. A inclusão no ensino superior: estudo exploratório numa universidade portuguesa. Revista de Educação Especial e Reabilitação. Madeira: Biblioteca Pública Regional, v. 19, p. 107-120, 2012. E-book. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.13/511 Acesso em: 10 jul. 2022.
ANTUNES, Ana Paula; FARIA, Catarina. A universidade e a pessoa com necessidades especiais: estudo qualitativo sobre percepções de mudança social, institucional e pessoal. Indagatio Didactica, v. 5, n. 2, p. 474-488, 2013. Disponível em https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4388 Acesso em: 14 maio 2021.
BRASIL. Censo da Educação Superior: Matrículas no ensino superior crescem 3,8%. 2014. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-da-educacao-superior/matriculas-no-ensino-superior-crescem-38. Acesso em: 23 set. 2017.
BRASIL. Documento Orientador do PROGRAMA INCLUIR - Acessibilidade na Educação Superior. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12737-documento-orientador-programa-incluir-pdf&category_slug=marco-2013-pdf&Itemid=30192 Acesso em 24 jul. 2022.
BRASIL. Lei Federal nº 10.098, de 23 de março de 1994. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei10098.pdf. Acesso em 12 jul. 2019.
CALHEIROS, David dos Santos; FUMES, Neiza Frederico de Lourdes. O (a) aluno (a) com deficiência nas instituições de ensino superior da cidade de Maceió/AL. Debates em Educação. Maceió: Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 63, 2012. DOI: 10.28998/2175-6600.2011v3n5p63. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/557. Acesso em: 17 jun. 2022.
CAMPOS, Maria João Carvalheiro. CRIE... Porque todas as crianças precisam de brincar! Revista da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoa com Deficiência. Lisboa, ano 5, v. 5, n. 1, p. 22-28, 2019. Disponível em: http://fpdd.org/wp-content/uploads/2019/12/3_Paper-3-paginas-22-a-28.pdf. Acesso em: 29 mar. 2022.
CARVALHO, Dulcimar Lopes, RIBEIRO, Sônia Maria. A formação de professores e a inclusão de estudantes com deficiência no ensino regular. In: EDUCERE – XV Congresso Nacional de Educação, p. 1887-1900, 2017. Anais. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2017.
CINTRA, Sones Lei Aparecida Domingues; CORREIA, Léia Bernal Sanches; TENO, Neide Araújo Castilho. Pesquisa narrativa: Uma metodologia para compreender experiências formativas. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v. 6, n. 9, p.66451-66463, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-180. Disponível em: https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/16333. Acesso em: 15 dez. 2021.
CRUZ, Gilmar de Carvalho; EL TASSA, Kaled Omar Mohamad. Ação profissional docente no ensino superior: Implicações da inclusão no campo da Educação Física. In: CHICON, J. F.; RODRIGUES, G. M. (Org.) Ação profissional e inclusão: implicações nas práticas pedagógicas em Educação Física. Vitória: EDUFES, 2017, 250 p.
DANTAS, Taís Caldas; SILVA, Jackeline Susann Souza; CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Entrelace entre Gênero, Sexualidade e Deficiência: uma História Feminina de Rupturas e Empoderamento. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 4; n. 20; 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382014000400007 Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/bV7h6MQqf7VyQ5Y93RYrBdw/?lang=pt#:~:text=Os%20discursos%20estereotipados%20sobre%20a,sociais%20negativas%20a%20seu%20respeito. Acesso em 12 dez. 2021.
DINIZ, Débora. O que é deficiência. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.
FÁVERO, Altair Alberto; PASINATO, Darciel. O docente universitário como profissional pesquisador de sua própria prática. Revista Contrapontos – versão Eletrônica, v. 13, n. 3, 2013. DOI: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v13n3.p195-206. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/4601 Acesso em 08 jul. 2022.
FERNANDES, Ana Claudia Rodrigues; OLIVEIRA, Maria Claudia Lopes de; ALMEIDA, Leandro da Silva. Inclusão de estudantes com deficiência na universidade: Estudo de uma universidade portuguesa. Psicologia Escolar e Educacional, v. 20, n. 3, p. 483-492, set/dez, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-3539201502031024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/qkMLxjQ6XKMzyBrpsH9KL6c/?lang=pt. Acesso em 15 jul. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 17ª. ed., 23ª Reimpressão. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
GUIMARÃES, Clarice Ferreira; ARAGÃO, Ana Luiza Andrade. Reflexões sobre as políticas e ações institucionais: a caminho da inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior de Natal-RN. IV Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais, 2010. Anais. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010.
NABEIRO, M arli. O colega tutor nas aulas de educação física inclusiva. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A. (Org.). Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. Araraquara: Junqueira & Marin, 2010.
LIEBERMAN, Lauren; HAIBACH, Pamela. Gross motor development curriculum for children with visual impairments. American Printing House for the Blind, Inc. Louisville, KY. 2016. Disponível em: https://sites.aph.org/files/manuals/GMDC/. Acesso em: 02 jul. 2021.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 12.ed., Petrópolis: Vozes, 2011.
MAFORT, Mariane Rentes; RAMOS, Laís Feliciano; FERNANDES-SANTOS, Caroline. Podcast como estratégia de inclusão no ensino superior. SocArXiv Papers. 2019. Diponível em: https://osf.io/preprints/socarxiv/4vypq/. Acesso em: 04 set. 2021
MARIANTE, Antonieta Beatriz. A avaliação da aprendizagem de estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais: entre a teoria e a prática docente. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
MEIRIEU, Philippe. A pedagogia entre o dizer e o fazer: a coragem de recomeçar (trad. Fátima Murada). Porto Alegre: Artmed, 2002.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. São Paulo: Hucitec Editora, 2014.
MORAIS, Milena Pedro de; CAMPOS, Maria João Carvalheiro; RODRIGUES, Graciele Massoli. Ação formativa contínua com licenciados em Educação Física: possibilidades interventivas com estudantes com deficiência visual. In: CARVALHO JÚNIOR, A. P. (Org.) Educação Física Escolar junto a estudantes com deficiência visual. Curitiba: Appris, 2021, p. 151-168.
MOURA, Phelipe Lins de; FUMES, Neiza de Lourdes Frederico. Significações de um universitário com deficiência visual do curso de licenciatura em Educação Física acerca do seu processo educacional. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada. Marília, v.20, n.2, p. 179-188, 2019. Disponível em: https:// https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/9702. Acesso em 10 ago. 2021.
PAISANCE, Erick. Sobre a inclusão: do moralismo abstrato à ética real. In: CENP - Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, São Paulo, 2004. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Lc2RQIgc8NcJ:cape.edunet.sp.gov.br/textos/textos/6.doc&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 08 jun. 2021.
RODRIGUES, David. As promessas e as realidades da inclusão de alunos com necessidades especiais nas aulas de educação física. In: Rodrigues, D. Atividade Motora Adaptada: a alegria do corpo. São Paulo: Artes Médicas, 2006, p. 63-69.
RODRIGUES, Graciele Massoli. Ensaio sobre a inclusão de estudantes com deficiência visual no ensino superior: um olhar com aproximações freirianas. In: CARVALHO JUNIOR, A. P. (Org.) Educação Física Escolar junto a estudantes com deficiência visual. Curitiba: Appris, 2021, p. 105-116.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para um novo sensu comum: a ciência, o direito, a política na transição paradigmática. A Crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.
SANTOS, Cristiane da Silva. Políticas de acesso e permanência de alunos com deficiência em universidades brasileiras e portuguesas. 2013. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
SANTOS, Soraya Dayanna Guimarães. Docência no processo de inclusão do estudante com deficiência em cursos de educação física: análise do contexto universitário brasileiro e português. 2016. Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
SANTOS, Soraya Dayanna Guimarães; FUMES, Neiza de Lourdes Frederico; FERREIRA, José Pedro. Atitudes dos professores universitários dos cursos de educação física face à inclusão: um estudo exploratório de validação da versão brasileira do PEATID-III. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 1, jan./mar. 2018. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-914117. Acesso em: 02 jun. 2021.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Terminologia sobre deficiência na era da inclusão. Revista Nacional de Reabilitação, ano 5, nº 24, jan./fev. 2002. Disponível em : https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/TERMINOLOGIA_SOBRE_DEFICIENCIA_NA_ERA_DA.pdf?1473203540. Acesso em 12 ago. 2021.
SILVA, Ani Martins; CYMROT, Raquel; D’ANTINO, Maria Eloisa Fama. Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiência. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 93, n. 235, set./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/sC6nPJRJvjG9KCJdDYzWZPd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 01 jun. 2021.
SILVA JÚNIOR, Bento Selau da. Fatores associados à conclusão da educação superior por cegos: um estudo a partir de L. S. Vygotski. 2013. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.
SOARES, Alessandro Miranda Mendes. Nada sobre nós sem nós: estudo sobre a formação de jovens com deficiência para o exercício da autoadvocacia em uma ação de extensão universitária. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.
SOUZA, Joslei Viana de; VAN MUNSTER, Mey de Abreu; LEIBERMAN, Lauren; COSTA, Maria da Piedade Resende da. Programa de formação de colegas tutores: a tutoria no processo de inclusão escolar nas aulas de Educação Física. Práxis Educativa, v. 12, n. 2, p. 373–394, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8868 Acesso em: 09 abr. 2019.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Os trabalhos publicados na RDPEE são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-CC BY, que permite a distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores consentem, que seus artigos podem ser incorporados pela RDPEE em indexadores e bancos de dados atuais existentes ou a existir no futuro; os titulares destes bancos podem reproduzir, transmitir e distribuir os textos, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro.
Qualis Capes (2017-2020)
Educação: B1