SIGNIFICAÇÕES DE UM UNIVERSITÁRIO COM DEFICIÊNCIA VISUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ACERCA DO SEU PROCESSO EDUCACIONAL

Autores

  • Phelipe Lins de Moura
  • Neiza de Lourdes Frederico Fumes

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2019.v20n2.07.p179

Palavras-chave:

Atividade Motora Adaptada, Significação, Inclusão Escolar

Resumo

Para uma educação que atenda às demandas de todos os alunos, é necessário pensar em meios, através de estratégias e metodologias, que proporcionem o sucesso e aprendizado dos alunos. Esta pesquisa buscou apreender, por meio das significações, o processo educacional de um aluno com deficiência visual, desde a educação básica até o ensino superior. A abordagem metodológica adotada é de cunho qualitativo, a partir de um estudo de caso. A construção dos dados empíricos deu-se por meio do uso da entrevista semiestruturada, que foi transcrita e posteriormente analisada mediante os núcleos de significações. Os resultados do estudo mostraram que o caminho percorrido pelo aluno não foi fácil, tendo uma maior inclusão na Educação Superior, mas ainda há muitas lacunas a serem superadas e, com isso, o processo de aprendizagem do aluno com deficiência visual fica limitado e com muitas barreiras, as quais perpassam as estruturas físicas das instituições, a falta de materiais e as atitudinais negativas. Esses resultados sugerem que a inclusão educacional depende, sobremaneira, da adoção de atitudes positivas e da participação de toda comunidade, de forma a reduzir as barreiras na aprendizagem e favorecer o processo de formação da pessoa com deficiência.

Recebido em: 18/12/2019

Reformulado em: 20/12/10

Aceito em: 20/12/10

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2020-01-21

Como Citar

MOURA, Phelipe Lins de; FUMES, Neiza de Lourdes Frederico. SIGNIFICAÇÕES DE UM UNIVERSITÁRIO COM DEFICIÊNCIA VISUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ACERCA DO SEU PROCESSO EDUCACIONAL. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada , Marília, SP, v. 20, n. 2, 2020. DOI: 10.36311/2674-8681.2019.v20n2.07.p179. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/9702.. Acesso em: 22 nov. 2024.