Educação Especial

perspectivas do entrelaçamento entre altas habilidades/superdotação e gênero

Autores

  • Daniella de Santana Nogueira Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - Feusp/SP
  • Rosângela Gavioli Prieto Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - Feusp/SP https://orcid.org/0000-0003-4013-1163

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2021.v8n2.p117-132

Palavras-chave:

Educação especial, Altas habilidades/superdotação, Gênero

Resumo

Este pesquisa apresenta um levantamento bibliográfico de produções em língua portuguesa e/ou publicadas no Brasil, no intervalo de 2001 até 2019, que discutem interfaces de gênero e educação especial, tendo como foco alunas(os) classificadas(os) na categoria altas habilidades/superdotação (AH/S). Foram selecionadas e analisadas produções com o objetivo de evidenciar as diferenças e semelhanças entre os materiais que tratam da intersecção entre AH/S e gênero, apresentar a pertinência da articulação desses campos de conhecimento, além de indicar quantitativamente essas produções. Foi criado um banco de dados na ferramenta Google Planilhas e para alimentá-lo foram captadas produções em dois portais: Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A amostra é composta por 32 produções, das quais apenas cinco apresentam e relacionam os conceitos de AH/S e gênero como foco da produção científica. Essas assemelham-se na constatação da importância dos estudos de intersecção de gênero e AH/S, no reconhecimento das formas desiguais de tratamento direcionados a meninas e meninos no ambiente escolar, na preocupação do papel de gênero na identificação de estudantes com AH/S assim como no seu desenvolvimento pessoal. Diferem-se quanto às temáticas investigadas e consequentemente nas formas distintas de discutir um mesmo assunto. Para futuros aprofundamentos, avaliou-se a expansão desta pesquisa com um cruzamento mais amplo das relações entre educação especial e/ou inclusiva considerando o conceito de interseccionalidade e uma cobertura ampla de repositórios.

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Biografia do Autor

Daniella de Santana Nogueira, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - Feusp/SP

Graduada em Pedagogia

Rosângela Gavioli Prieto, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - Feusp/SP

Doutora em Educação. Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Nogueira, D. de S. ., & Prieto, R. G. (2021). Educação Especial: perspectivas do entrelaçamento entre altas habilidades/superdotação e gênero. Revista Diálogos E Perspectivas Em Educação Especial, 8(2), 117–132. https://doi.org/10.36311/2358-8845.2021.v8n2.p117-132

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