Criatividade e modelagem matemática

um estudo inicial

Autores

  • Vantielen da Silva Silva IFPR - Instituto Federal do Paraná
  • Weslley Kozlik Silva Faculdade Guairacá
  • Dionísio Burak Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2020.v7n1.p87

Palavras-chave:

Criatividade. , Educação Matemática, Modelagem Matemática

Resumo

O presente trabalho é um estudo exploratório e buscou respostas para os seguintes questionamentos: Há trabalhos que abordam a temática criatividade e Modelagem Matemática? Quais são as concepções apresentadas sobre criatividade? Há indicativos de que a Modelagem Matemática contribui para a criatividade? O desenvolvimento do estudo compreendeu o mapeamento e análise de trabalhos publicados em anais de eventos nos últimos anos (2009-2018) da área de Educação Matemática, como: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), Encontro Paranaense de Educação Matemática (EPREM), Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM) e Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática (EPMEM). No respectivo período, encontramos apenas  oito (8) trabalhos sobre a referida temática e estes possibilitaram a compreensão de que a Modelagem na Educação Matemática como metodologia de ensino contribui para a criatividade por se caracterizar como uma prática dialógica, investigativa e problematizadora, em que os estudantes podem escolher temas, criar problemas e realizar pesquisas para as resoluções.

Recebido em: 19 de novembro de 2019
Modificado em: 20 de abril de 2020
Aceito em: 24 de abril de 2020

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vantielen da Silva Silva, IFPR - Instituto Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e Pedagoga pela Faculdade Guairacá, Paraná.

Weslley Kozlik Silva, Faculdade Guairacá

Doutorando em educação na Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Guairacá. Graduação em Psicologia pela Faculdade Guairacá. Atualmente é docente no curso de Psicologia da Faculdade Guairacá. Coordenador administrativo e Pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação, Educação e Tecnologia - LECET. Integrante do Grupo de Estudos em Tecnologia, Educação e Cultura - GETEC. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Educação - GIEDH.

Dionísio Burak, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1973), mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Atualmente é rt-20 da Universidade Estadual de Ponta Grossa no Programa de Pós - Graduação em Educação e rt 20 do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais e Matemática. Professor titular aposentado do Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste em (2013). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática na educação matemática, ensino e aprendizagem e ensino de matemática. Pós-Doutorado (2010) - Universidade Federal do Pará- orientadora Profa Drª Rosália Maria Ribeiro de Aragão.Atualmente é Pesquisador Sênior da Fundação Araucária.

Downloads

Publicado

2020-06-21

Edição

Seção

Artigos