O discurso pedagógico para o ensino de sociologia, em três atos
defesa, legitimação e suspensão da obrigatoriedade
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2023.v16.n1.p25-46Palavras-chave:
Classificação, Enquadramento, pedagogia do desempenho, mercantilização do ensinoResumo
A presença da Sociologia no currículo escolar decorre de políticas educacionais, as quais, embasadas na conjuntura política, estabelecem o discurso pedagógico que orienta os objetivos educacionais e reflete na classificação do conhecimento e seu enquadramento, na prática pedagógica. Nesse contexto, o objetivo deste texto é analisar a classificação e a integração do ensino de Sociologia e suas repercussões em três períodos históricos, de 1982 a 2022, que exemplificam a defesa, a inclusão e a exclusão da obrigatoriedade da Sociologia, no currículo escolar. Nos três períodos analisados, os dois primeiros elevaram a importância da Sociologia como disciplina escolar. No entanto, o terceiro período marcou uma reviravolta nas conquistas, representando um retrocesso para a educação científica.
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