O império universal do ocidente e a construção do outro negativo interno no capitalismo
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2019.v12esp.15.p151Palavras-chave:
Império Universal do Ocidente, Imperialismo, outro negativo internoResumo
O objetivo deste artigo é apresentar algumas contribuições e apontamentos sobre como possivelmente o Império Universal do Ocidente reconstruiu o outro negativo interno na figura do proletariado/trabalhador no capitalismo. Entretanto, para que cheguemos a estas conclusões, primeiro analisaremos a gênese desta forma de reprodução do ocidente; e posteriormente como o Império Universal do Ocidente se traduziu em Imperialismo capitalista e, assim, tomou conta de todos os aspectos da vida material. Em nossa perspectiva, na era do imperialismo, o capital monopolista não somente está relacionado com as guerras interimperialista, mas também reifica o trabalhador, transformando-o em outro negativo interno do ocidente.
Downloads
Referências
BRAVERMAM, H. Capital Monopolista, In: Trabalho e capital monopolista. Rio de Janeiro: LTC, 2011
DEL ROIO, M. O império universal e seus antípodas: a ocidentalização do mundo. São Paulo: Ícone, 1998.
GRAMSCI, A. Introdução ao estudo da filosofia, In: Cadernos do cárcere. vol. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
GRAMSCI, A. Americanismo e fordismo, In: Cadernos do cárcere. vol. 4. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
LENIN, V. I. Imperialismo, estágio superior do capitalismo: ensaio popular. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
LUKÁCS, G. A reificação e a consciência do proletariado, In: História e consciência de classe. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
MARX, K. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
MARX, K. ENGELS, F. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2010. OURSLER, Fulton. O maior livro do mundo: a história do Velho Testamento. São Paulo: Edições Melhoramento, 1956.
SAID, W. Orientalismo: o Oriente como invenção do ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
WEBER, M. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
WOOD, E. M. O império do capital. São Paulo: Boitempo, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Rodrigo dos Santos Alcantara
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém o direito autoral sob o artigo publicado e a Revista Aurora detém o direito de primeira publicação. A Revista adota licença Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International, utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.