“Viadinho, bicha louca”
travestis e o esquecimento do outro
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2019.v12esp.11.p107Palavras-chave:
Transsexuality, Heterormativity, Biopower, SchoolResumo
Este texto surge das discussões que fiz no mestrado. Nesse, entrevistei duas mulheres trans que se identificam enquanto travestis. E aqui problematizo parte da fala de V... (nome fictício da interlocutora) sobre um episódio em que essa é humilhada na sala de aula. A partir daí busco pensar esse fato pela lógica do biopoder, conceito cunhado por Michel Foucault em seus cursos nos finais dos anos 1970, para pensar a escola e a ordem normativa em que estamos inseridos/as. Pensar as muitas segregações que esse discurso provoca, bem como a dor causada nesses corpos. E dessa forma problematizar esse outro que se encontra distante da educação.
Downloads
Referências
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. 236 p.
DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault uma trajetória filosófica: Para além do estruturalismo e da Hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
FOUCAULT, Michel. Herculine Barbin: o diário de um Hermafrodita. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983. 199 p.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988. 174 p.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. 36. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009. 291 p.
GALLO, Sílvio. Imagens do outro na filosofia: o desafio da diferença. ETD: Educação Temática Digital, Campinas, v. 14, n. 1, p. 160-178, jan./jun. 2012.
JESUS, Jaqueline Gomes; ALVES, H. . Feminismo Transgênero e Movimentos de Mulheres Transexuais. Cronos (Natal. Impresso), v. 11, p. 8-19, 2010.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Pedagogia do armário: a normatividade em ação. Retratos da Escola, v. 7, p. 481-498, 2013.
MISKOLCI, R. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. 80 p.
RICH, Adrienne. Compulsory Heterosexuality and Lesbian Existence. In: GELP, Barbara C. & GELP, Albert (editores). Adrienne Rich’s Poetry and Prose. New York/London: W.W. Norton & Company, 1993.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 160p.
WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, G. L. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. v. 1, p. 55-83.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Marlyson Junio Alvarenga Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém o direito autoral sob o artigo publicado e a Revista Aurora detém o direito de primeira publicação. A Revista adota licença Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International, utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.