As contribuições de Raymond Williams à teoria social marxista
a crítica ao modelo base e superestrutura
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2019.v12esp.04.p17Palavras-chave:
marxismo, base, superestrutura, sociologia da culturaResumo
A proposição de uma “base” determinante e uma “superestrutura” determinada marcou a teoria social marxista na primeira metade do século XX. Em nosso trabalho, pretendemos examinar a crítica de Raymond Williams em relação à aplicação mecânica dessas categorias de análise, projetada em seu ensaio de 1973, intitulado “Base e superestrutura na teoria da cultura marxista”. Para tanto, num primeiro momento, balizaremos o contexto histórico em que a obra de Williams surgiu, e do qual estava dialogando. Num segundo momento, iremos nos concentrar no desenvolvimento da crítica do autor, mobilizando o ensaio em questão. Nossa análise tem como objetivo central projetar uma apresentação do pensamento de Williams, e algumas de suas contribuições no interior do pensamento marxista, sobretudo nas investigações que pretendem se debruçar sobre a produção cultural a partir de uma perspectiva materialista e histórica.
Downloads
Referências
ANDERSON, Perry. Considerações sobre o marxismo ocidental: nas trilhas do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2004.
ANDREUCCI, Franco. A difusão e a vulgarização do marxismo. IN: HOBSBAWM, Eric (org). História do marxismo II: o marxismo na época da segunda internacional. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
CEVASCO, Maria Elisa. Para ler Raymond Williams. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
CEVASCO, Maria Elisa. Dez lições sobre os Estudos Culturais. São Paulo: Boitempo, 2003.
CEVASCO, Maria Elisa. Cultura: um tópico britânico do Marxismo ocidental. In: LOUREIRO, Isabel Maria; MUSSE, Ricardo (orgs). Capítulos do marxismo ocidental. São Paulo: Editora Unesp, 1998.
GLASER, André Luiz. Materialismo Cultural. 2008. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós- graduação em Literatura Inglesa e Norte-americana daUniversidade de São Paulo.
HALL, Stuart. Vida e época da primeira New Left. IN: Revista Plural, Volume 21, número 2. São Paulo, 2014.
MARX, Karl. Grundrisse. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2011.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2014.
WILLIAMS, Raymond. Marxismo e Literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e Materialismo. São Paulo: Editora Unesp, 2011a.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e Sociedade: de Coleridge a Orwell. Rio de Janeiro: Vozes, 2011b.
WILLIAMS, Raymond. A política e as letras: entrevistas da new left review. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
WILLIAMS, Raymond. Televisão: tecnologia e forma cultural. São Paulo: Boitempo; Belo Horizonte, MG: PUCMinas, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Vinicius Tadeu Milani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém o direito autoral sob o artigo publicado e a Revista Aurora detém o direito de primeira publicação. A Revista adota licença Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International, utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.