A teoria de Althusser sobre o contrato social de Rousseau
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2019.v12esp.03.p9Palavras-chave:
Contrato Social, Teoria do Deslocamento, Rousseau, AlthusserResumo
O intuito do presente trabalho é expor ao lume do método de “jogo teórico de deslocamento” (“jeu” théorique du Décalage) a singular concepção de Althusser acerca do Contrato Social de Rousseau, por sua vez, será interpretado sob tal perspectiva as vicissitudes formais da problemática filosófica evocada, cujo pano de fundo se esbarra numa possível fundamentação do direito positivo moderno.
Downloads
Referências
ALTHUSSER, Louis. Política e História, de Maquiavel a Marx: curso ministrado na École Normale Supérieure de 1955 a 1972. Tradução de: Ivone C. Benedetti. São Paulo: WMF; Martins Fontes, 2007. (Coleção tópicos).
ALTHUSSER, Louis. Sobre o Contrato Social: os efeitos teóricos e as interpretações possíveis da problemática do Contrato Social. Tradução de Luís Imaginário. Lisboa; Portugal: Iniciativas Editoriais, 1976.
ALTHUSSER, Louis.; HOCHART, Patrick. Sur le contrat social. Manucius, 2009.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. Tradução de Lourdes Santos Machado; Introdução e notas de Paul Arbousse-Bastide e Lourival Gomes Machado. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social / Jean-Jacques Rousseau; tradução: Edson Bini.1ªed. – São Paulo: Folha de São Paulo, 2010.
ROUSSEAU, Jean-Jacques., BEAULAVON, Georges. Du contrat social. Oxford: Clarendon Press, 1972.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 hiago de Souza Salvio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém o direito autoral sob o artigo publicado e a Revista Aurora detém o direito de primeira publicação. A Revista adota licença Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International, utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.