A ciranda das políticas educacionais para a infância

a roda-viva histórica que permeia a base nacional comum curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2019.v12n2.06.p61

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Educação Infantil, Escola Nova, Base Nacional Comum Curricula

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar as políticas educacionais para a infância no contexto histórico das reformas legitimadas mediante pressupostos políticos e macroeconômicos, mais especificamente atendo-se aos indícios que permeiam a Base Nacional Comum Curricular. Valendo-se de análises bibliográficas e documentais, observa-se que a partir da década de 1990, as políticas para a educação infantil são influenciadas por ideários escolanovistas que coadunam com a teoria do capital humano perseverando por formar crianças que se ajustem às demandas de uma sociedade que almeja a submissão das classes menos favorecidas. 

Recebido em 12/09/2019
Aprovado em 01/12/2019

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Biografia do Autor

Juliana Macedo Balthazar Jorge, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Pedagogia pela Faculdade Internacional de Curitiba (2007). Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo Instituto Paranaense de Ensino (2008) Mestranda em Educação na linha de Políticas Públicas na Universidades Estadual de Maringá . Experiência como professora de Educação Infantil e autora de material didático para os níveis Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Na área do Ensino Superior, ministrante de cursos e palestras como formadora de professores e Supervisora Pedagógica dos cursos de Graduação e Pós-graduação do Instituto Dimensão - Maringá - PR. Atualmente como orientadora educacional de um Centro Municipal de Educação Infantil em Maringá.

Vânia de Fátima Matias de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2000). Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual de Londrina (2009). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2014). Professora Adjunta do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Professora do Mestrado Profissional em Educação Física associado entre Universidade Estadual Paulista ?Julio de Mesquita Filho? e Universidade Estadual de Maringá. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEEFE/CNPq). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, trabalho docente, formação profissional e políticas públicas.

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Publicado

2019-12-06

Como Citar

JORGE, J. M. B.; DE SOUZA, V. de F. M. A ciranda das políticas educacionais para a infância: a roda-viva histórica que permeia a base nacional comum curricular. Revista Aurora, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 61–76, 2019. DOI: 10.36311/1982-8004.2019.v12n2.06.p61. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/9257. Acesso em: 28 mar. 2024.

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