“Nenhum poema a menos”
a vida de Susana Chávez contada a partir da teoria ator-rede. Articulações e desafios
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2019.v12n1.04.p23Palavras-chave:
Teoria Ator-Rede, Susana Chávez, Direitos das Mulheres, Mobilizações femininasResumo
O presente artigo se propõe trazer breves reflexões a respeito da Teoria de Ator-Rede (TAR) apresentada por John Law em sua obra “Notas sobre a Teoria do Ator-Rede: ordenamento, estratégia, e heterogeneidade” (1992) e por Bruno Latour (2012) em sua obra: “Reagregando o Social: uma introdução à Teoria do Ator-Rede” a partir de três momentos da vida de Suzana Chaves: 1) Denúncia dos assassinatos de desaparecimentos de mulheres e a omissão do Estado para resolução dos conflitos; 2) Assassinato de Suzana e o ativismo político gerado a partir de sua morte; 3) Como sua história torna-se um símbolo criando uma narrativa sobre os feminicídios e direitos das mulheres que vai além do contexto local (Cidade Juarez, México). A partir desses três momentos distintos de sua vida, pretendo articular e mostrar como os diferentes atores-redes e atrizes-redes (humanos e não humanos) vão interagindo em cada um desses momentos a partir do papeis que desempenham.
Recebido: 23/04/2019
Aceito: 31/05/2019
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