A influência de Gramsci em Arrighi para o entendimento da hegemonia internacional
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2019.v12n1.08.p93Palavras-chave:
Gramsci, Arrighi, Capitalismo, Hegemonia, InternacionalResumo
O presente artigo tem como objetivo expor a influência de Antônio Gramsci sobre o pensamento de Giovanni Arrighi acerca do conceito de hegemonia internacional. A motivação em estudar Arrighi reside na peculiaridade teórica do autor, que não é necessariamente um marxista, mas parte da premissa histórica ao analisar o capitalismo em nível internacional. Portanto o nosso trabalho foi divido em três partes em que: a) procuramos mostrar o que Gramsci entendia por hegemonia, isto é, sua concepção de hegemonia ainda sobre bases nacionais; b) ilustrar como Gramsci trabalhou ideias que ajudam a entender a hegemonia nas relações internacionais; c) exibir de que maneira Arrighi adotou o conceito de hegemonia trabalhado por Gramsci em sua própria interpretação das relações internacionais no capitalismo histórico.
Recebido: 29/01/2019
Aceito: 13/05/2019
Downloads
Referências
ARRIGHI, Giovanni. O Longo Século XX: dinheiro, poder e as origens de nosso tempo. Contraponto, 2013.
ARRIGHI, Giovanni. A ilusão do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1997.
BRAUDEL, Fernand. Civilização material, Economia e Capitalismo: séculos XV – XVIII. Vol. 1º. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BRAUDEL, Fernand. História e Ciência Social. Editorial Presença, 1972.
GARCIA, Ana Saggioro. A introdução de Gramsci nas relações internacionais: aspectos metodológicos. RARI – Revista Acadêmica de Relações Internacionais. Edição n.3, v.1, p. 110-120, 2013.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere: Maquiavel. Notas sobre o Estado e a Política. Vol. 3º. Civilização Brasileira, 2000.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere: O Risorgimento. Notas sobre a história da Itália. Vol. 5º. Civilização Brasileira, 2002.
GRUPPI, Luciano. O conceito de Hegemonia em Gramsci. GRAAL, Rio de Janeiro, 1978.
SCHUMPETER, Joseph. Capitalismo, Socialismo e Democracia. Rio de janeiro: Zahar, 1984.
WALLERSTEIN, Immanuel. Impensar a Ciência Social: Os limites dos paradigmas do século XIX. Ideias & Letras, 2006.
WALLERSTEIN, Immanuel. O Capitalismo histórico e Civilização Capitalista. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Dorival Bruno Leal Todescato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém o direito autoral sob o artigo publicado e a Revista Aurora detém o direito de primeira publicação. A Revista adota licença Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International, utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.