A “Inevitabilidade do Gradualismo” e o Papel Histórico do Partido Trabalhista Britânico: Fabianismo, Corporativismo e Bem-Estar Social no Pós-1945.

Autores

  • Thiago Romão de Alencar

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2017.v10n2.09.p131

Palavras-chave:

Trabalhismo. Fabianismo. Corporativismo. Grã-Bretanha.

Resumo

O pós-guerra na Grã-Bretanha ficou marcado pela ascensão do Partido Trabalhista ao governo e pela estruturação do Estado de bem-estar social a partir de 1945. A conjuntura específica britânica levou ao desenvolvimento de estruturas inspiradas no corporativismo, como órgãos tripartites, compondo um modo de regulação especificamente adequado ao regime de acumulação do período. Esse trabalho visa apontar como a ascensão dos trabalhistas foi vital para a manutenção desse Estado, tanto por sua formação e desenvolvimento vinculado aos sindicatos, como pela ideologia dominante no interior de suas fileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Romão de Alencar

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2018-03-01

Edição

Seção

Miscelânea