A Ascensão dos Brics como Polo de Poder Mundial na Arquitetura do Sistema Financeiro Internacional Pós-Crise do Subprime

Autores

  • Elis Virginia da Silva Santana
  • Patrícia Nasser de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2017.v10n2.03.p27

Palavras-chave:

BRICS, potências emergentes, BRICS e crise do subprime, BRICS e Instituições Financeiras.

Resumo

Neste trabalho será discutido como o BRICS foi formado, as particularidades de seus membros e quais foram seus objetivos. O argumento central é que a crise econômica de 2008 serviu de impulso para o surgimento e consolidação do BRICS como um novo polo de poder mundial capaz de reivindicar, principalmente por meio de suas declarações conjuntas e pressão no G20, maior representatividade no FMI, no Banco Mundial e na arquitetura do sistema financeiro internacional como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elis Virginia da Silva Santana

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2018-03-01

Edição

Seção

Dossiê