A inclusão social da pessoa com deficiência
um olhar a partir de Norberto Bobbio
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2017.v10n1.09.p109Palavras-chave:
pessoa com deficiência, Efetividade, Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, Igualdade, Norberto BobbioResumo
A segregação das pessoas com deficiência sempre esteve presente na história da humanidade. O presente trabalho tem por objetivo central realizar um estudo das reflexões sobre os direitos do homem pela perspectiva do filósofo italiano Norberto Bobbio, com ênfase em sua obra A era dos direitos, relacionando-a com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, sob o viés da inclusão social. Embora questões envolvendo a deficiência no ser humano não sejam recentes, a discussão sobre a proteção dos direitos fundamentais e principalmente a efetividade desses direitos se mostra atual e de grande valia, pois se observa a necessidade de elaboração e execução de políticas públicas que visem o reconhecimento dos direitos e principalmente a sua efetivação. A abordagem acerca do tema leva em consideração a inclusão social das pessoas com deficiência e especialmente o papel do Estado em proporcionar o direito à igualdade, que é a base para oportunizar e de fato efetivar o acesso à inclusão social dos grupos minoritários. Foi utilizada a metodologia dedutiva, por intermédio de levantamento bibliográfico das obras do autor, sem a pretensão de colocar fim à discussão.Downloads
Referências
ARAUJO, Luiz Alberto David. A proteção constitucional das pessoas com deficiência. Brasília: Ministério da Justiça, 2011.
BACCELLI, Luca. Norberto Bobbio: A era dos direitos sem fundamento. Trad. Andrea Ciacchi. Rev. Giuseppe Tosi. In: TOSI, Giuseppe (org.). Norberto Bobbio – Democracia, direitos humanos, guerra e paz, vol. 2. João Pessoa: UFPB, 2013, pp. 105-137.
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
BOBBIO, Norberto. Thomas Hobbes. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1991.
BRASIL. COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS, CÂMARA DOS DEPUTADOS. Os direitos humanos nos 60 anos da declaração. Brasília: Edições Câmara, 2008.
BRASIL. CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. Todos juntos por um Brasil mais acessível: O MP e a pessoa com deficiência. Brasília: Biblioteca CNMP, 2014.
BRASIL. Viver sem limite: Plano nacional dos direitos da pessoa com deficiência. Brasília: Governo Federal, 2013.
CHAMPEIL-DESPLATS, Véronique. Norberto Bobbio e os direitos humanos: Democracia e sentido da história. Trad. Laís Vieira Araújo/Giuliana Dias Vieira. Rev. Giuseppe Tosi. In: TOSI, Giuseppe (org.). Norberto Bobbio – Democracia, direitos humanos, guerra e paz, vol. 2. João Pessoa: UFPB, 2013, pp. 139-158.
CUNHA, Rogério Sanches; FARIAS, Cristiano Chaves de; PINTO, Ronaldo Batista. Estatuto da pessoa com deficiência comentado artigo por artigo. Salvador: JusPodivm, 2016.
GERALIS, Elaine (org.). Crianças com paralisia cerebral: Guia para pais educadores. Porto Alegre: Artmed, 2007.
LEÃO JÚNIOR, Teófilo Marcelo Arêa; DANTAS, Lucas Emmanuel Ricci. A inclusão da pessoa com deficiência: O nexo entre o direito e as políticas públicas. Revista de Direito Mackenzie, v. 8, 2014, pp. 69-84.
NEVES, Marcelo. A força simbólica dos direitos humanos. Revista Eletrônica de Direito do Estado, Salvador, n. 04, out/nov/dez 2005, pp. 01-35. Disponível em: <http://staticsp.atualidadesdodireito.com.br/marcelonovelino/files/2012/04/A-for%C3%A7a-simb%C3%B3lica-dos-DH-M-Neves1.pdf>. Acesso em: 02 ago 2017.
POZZOLI, Lafayette. Pessoa portadora de deficiência no âmbito da equiparação de portunidades. Revista Faculdade de Direito PUCSP, v. 01, 2001, pp. 129-144.
POZZOLI, Lafayette. Reflexos das legislações internacionais nas políticas públicas de inclusão no Brasil. Revista @ambienteeducação, v. 01, 2008, pp. 09-20.
POZZOLI, Lafayette; ASSIS, Olney Queiroz de. Pessoa portadora de deficiência e o dilema do Estado moderno: Participação ou exclusão. Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Bauru, SP, v. 38, n. 01, 2003, pp. 423-436.
POZZOLI, Lafayette; SANTOS, Ivanaldo (orgs.). Direitos humanos e fundamentais e doutrina social. Birigui, SP: Boreal, 2012.
RIO DE JANEIRO (ESTADO). Espaço reservado: O guia do portador de deficiência. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial.
SILVA, Otto Marques da. A epopéia ignorada: A pessoa deficiente na história do mundo de ontem e de hoje. São Paulo: Centro São Camilo de Desenvolvimento em Administração da Saúde, 1987.
TELLES JUNIOR, Goffredo. Ética do mundo da célula ao mundo da cultura. Rio de Janeiro: Forense, 1988.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Gislaene Martins Fernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém o direito autoral sob o artigo publicado e a Revista Aurora detém o direito de primeira publicação. A Revista adota licença Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International, utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.