O PASSADO COMO RECURSO: SOCIABILIDADE, AUTORIDADE E MEMÓRIA NO CENTRO-OESTE PAULISTA

Autores

  • Carlos Eduardo MACHADO

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2016.v9n1.06.p68

Palavras-chave:

Passado, Sociabilidade, Temporalidades, Memória,

Resumo

Neste artigo, proponho tratar o passado como um recurso simbólico, apoiando-me em algumas ideias esboçadas pelo antropólogo indiano Arjun Appadurai em seu famoso artigo The past as a scarce resource man, publicadoem1981. Colocado nestes termos, analiso o caso empírico dos habitantes de Borá, uma pequena cidade localizada no interior do estado de São Paulo. O objetivo é o de compreender como as famílias mais antigas constroem o discurso sobre o passado e a forma como administram dessa forma a memória coletiva da população. O parentesco e a descendência caracterizam alguns aspectos dessa relação com o passado. No entanto, o que legitima se sentirem como os narradores autorizados da história local é o consenso constituído em torno das representações do pioneirismo. Resumindo, procuro percorrer com o leitor os caminhos da pesquisa, apresentar os informantes que conheci no curso do trabalho de campo e demonstrar como a sociabilidade também se configura através do passado. Os dados apresentados são fruto da pesquisa etnográfica realizada entre os anos de 2011-2012, em Borá (mais precisamente, com visitas intercaladas realizadas semanalmente ou mensais). Na apresentação dos dados, relato, em primeira pessoa, as relações e situações vivenciadas, buscando narrar através descrição etnográfica minha inserção e experiência em campo. Além disso, utilizo fontes secundárias que permitiram análise de conteúdo e consulta a literatura especializada, principalmente, em diálogo com a teoria antropológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo MACHADO

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2016-11-25

Como Citar

MACHADO, C. E. O PASSADO COMO RECURSO: SOCIABILIDADE, AUTORIDADE E MEMÓRIA NO CENTRO-OESTE PAULISTA. Revista Aurora, [S. l.], v. 9, n. 01, 2016. DOI: 10.36311/1982-8004.2016.v9n1.06.p68. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/6475. Acesso em: 4 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê