RAIMUNDA E SUA FAMÍLIA DE MULHERES EM VOLVERDE PEDRO ALMODÓVAR

Autores

  • Rafael Pereira SIMONETTI

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2016.v9n1.05.p52

Palavras-chave:

Família, Gênero, Mulher, Volver,

Resumo

A presente análise encontra no filme Volver, de Pedro Almodóvar, a relação problemática com concepções de família dentro de uma cultura ocidental e de papéis de gênero atribuídos socialmente aos indivíduos que a compõem. Ao abordar assuntos presentes na sociedade que fogem às regras estabelecidas através de diálogos entre a família e o meio social, a trama revela proximidades da ficção com críticas à existência de realidades perversas. Violência doméstica, abuso sexual, incesto e pedofilia são temas que atravessam a trama do filme, e que se enquadram nas discussões feitas por pensadores das ciências humanas e sociais, como Joan Scott, Carole Pateman, Pierre Bourdieu, Phillipe Ariès e William Goode. Dando luz a indagações sobre os problemas que possam haver nas relações familiares, as críticas resultadas das contribuições teóricas têm como foco o lugar da mulher na família, analisando especificamenteo caso da família formada pelas personagens mulheres deVolver.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Pereira SIMONETTI

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2016-11-25

Como Citar

SIMONETTI, R. P. RAIMUNDA E SUA FAMÍLIA DE MULHERES EM VOLVERDE PEDRO ALMODÓVAR. Revista Aurora, [S. l.], v. 9, n. 01, 2016. DOI: 10.36311/1982-8004.2016.v9n1.05.p52. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/6474. Acesso em: 2 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê