A PRESENÇA DOS IMIGRANTES NO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DA POLÍTICA CULTURAL ENTRE BRASIL E ESPANHA

Autores

  • Júlia Erminia RISCADO

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2016.v9n1.02.p3

Palavras-chave:

Imigração, Associações, Brasil, Espanha,

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a inserção da colônia espanhola na sociedade carioca por meio das associações civis e a atuação do governo espanhol na valorização dessas organizações, utilizando-as como instrumento para a consolidação de uma política externa cultural. Para isso, serão observados a presença dos imigrantes espanhóis na história da cidade do Rio de Janeiro e a relação entre as associações imigrantes e os governos brasileiro e espanhol ao longo da década de 1980. Pretende-se, com isso, contribuir com o debate sobre fluxos migratórios no contexto contemporâneo e ampliar a discussão a respeito do lugar da cultura nas relações internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Erminia RISCADO

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2016-11-25

Como Citar

RISCADO, J. E. A PRESENÇA DOS IMIGRANTES NO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DA POLÍTICA CULTURAL ENTRE BRASIL E ESPANHA. Revista Aurora, [S. l.], v. 9, n. 01, 2016. DOI: 10.36311/1982-8004.2016.v9n1.02.p3. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/6471. Acesso em: 4 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê