QUALIFICAÇÃO DA MÃO DE OBRA E POLÍTICA PÚBLICA NO BRASIL: PROGRESSO E RETROCESSO CONCEITUAIS

Autores

  • Solange de Cassia Inforzato SOUZA

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2014.v8n01.4709

Palavras-chave:

Qualificação. Mão de obra. Política pública. Educação profissional.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o conceito de qualificação e sua expressão na proposta de política pública brasileira de educação profissional nos anos 1990. Para isso, parte da evolução dos estudos da qualificação e apresenta o conceito de qualificação sob suas múltiplas dimensões, como construção social. Mostra que apesar do progresso teóricoconceitual, a qualificação precisava ser melhor explicitada, pois no âmbito da proposta pública brasileira de qualificação pós-1995, alicerçada nos conceitos da competência e empregabilidade, percebe-se um retrocesso à concepção elementar inicial restrita ao posto de trabalho e ao trabalhador. Por outro lado, essa forma de definir a qualificação conferiu-lhe
uma função de mecanismo sancionador e mantenedor da política econômica brasileira excludente, pelo desemprego e pela precarização do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange de Cassia Inforzato SOUZA

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2015-02-13