O trabalho na sociedade industrial

um breve entendimento da racionalização do modo de produção capitalista

Autores

  • Guilherme Sávio Marchi Centro Universitário Fundação Santo André

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2013.v7n0.3417

Palavras-chave:

Revolução Industrial, Trabalho, Indústria, Estados Unidos da América

Resumo

A Revolução Industrial é o momento pelo qual a indústria começa a se postar no mundo do trabalho, tendo a criação e inserção da máquina no processo produtivo como o maior elemento de transformação das relações de produção. Este trabalho tem como objetivo abordar um pouco do complexo que é a sociedade industrial, centrando-nos naquilo que tange ao modo de produção que a caracteriza. Neste estudo foram utilizadas obras de diversos autores que trataram do trabalho industrial e das relações que decorrem deste. Além das mudanças ocorridas nas ferramentas de trabalho, também é a partir da prevalência da classe burguesa que são instituídas mais intrincadas racionalizações do trabalho, o que acaba por alterar necessariamente as relações sociais. Dentro deste processo, os Estados Unidos da América tem papel de destaque, principalmente no século XX. A partir disto, pode-se verificar os impactos das transformações trazidas pelo trabalho industrial, tanto no processo produtivo quanto no trabalhador.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guilherme Sávio Marchi, Centro Universitário Fundação Santo André

    Graduado em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIL), do Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA).

Referências

FERRARI, T. A mudança do pólo dinâmico do capital no século XX: os Estados Unidos para além da Coca-Cola. Artigo gerado a partir do mini-curso promovido pela Escola Livre de Ciências Humanas e Artes (ELCHA), Santo André: 2009.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

GUEVARA, E. in Che Guevara: textos econômicos para a transformação do socialismo. Coleção América Latina, Série Nossa História, Nossos Problemas, v. 8. 10 a ed. São Paulo: Edições Populares, 1987.

MARX, K. O Capital – Livro I, Volume I. 28a ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

NAPOLEONI, C. Lições sobre o capítulo VI (inédito) de Marx. São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, 1981.

Downloads

Publicado

2013-12-17

Edição

Seção

Miscelânea

Como Citar

MARCHI, Guilherme Sávio. O trabalho na sociedade industrial: um breve entendimento da racionalização do modo de produção capitalista. Revista Aurora, Marília, SP, v. 7, p. 115–128, 2013. DOI: 10.36311/1982-8004.2013.v7n0.3417. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/3417.. Acesso em: 17 nov. 2024.