O trabalho na sociedade industrial
um breve entendimento da racionalização do modo de produção capitalista
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2013.v7n0.3417Palavras-chave:
Revolução Industrial, Trabalho, Indústria, Estados Unidos da AméricaResumo
A Revolução Industrial é o momento pelo qual a indústria começa a se postar no mundo do trabalho, tendo a criação e inserção da máquina no processo produtivo como o maior elemento de transformação das relações de produção. Este trabalho tem como objetivo abordar um pouco do complexo que é a sociedade industrial, centrando-nos naquilo que tange ao modo de produção que a caracteriza. Neste estudo foram utilizadas obras de diversos autores que trataram do trabalho industrial e das relações que decorrem deste. Além das mudanças ocorridas nas ferramentas de trabalho, também é a partir da prevalência da classe burguesa que são instituídas mais intrincadas racionalizações do trabalho, o que acaba por alterar necessariamente as relações sociais. Dentro deste processo, os Estados Unidos da América tem papel de destaque, principalmente no século XX. A partir disto, pode-se verificar os impactos das transformações trazidas pelo trabalho industrial, tanto no processo produtivo quanto no trabalhador.Downloads
Referências
FERRARI, T. A mudança do pólo dinâmico do capital no século XX: os Estados Unidos para além da Coca-Cola. Artigo gerado a partir do mini-curso promovido pela Escola Livre de Ciências Humanas e Artes (ELCHA), Santo André: 2009.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
GUEVARA, E. in Che Guevara: textos econômicos para a transformação do socialismo. Coleção América Latina, Série Nossa História, Nossos Problemas, v. 8. 10 a ed. São Paulo: Edições Populares, 1987.
MARX, K. O Capital – Livro I, Volume I. 28a ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
NAPOLEONI, C. Lições sobre o capítulo VI (inédito) de Marx. São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, 1981.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Guilherme Sávio Marchi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém o direito autoral sob o artigo publicado e a Revista Aurora detém o direito de primeira publicação. A Revista adota licença Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International, utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.