O trabalho na sociedade industrial

um breve entendimento da racionalização do modo de produção capitalista

Autores

  • Guilherme Sávio Marchi Centro Universitário Fundação Santo André image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2013.v7n0.3417

Palavras-chave:

Revolução Industrial, Trabalho, Indústria, Estados Unidos da América

Resumo

A Revolução Industrial é o momento pelo qual a indústria começa a se postar no mundo do trabalho, tendo a criação e inserção da máquina no processo produtivo como o maior elemento de transformação das relações de produção. Este trabalho tem como objetivo abordar um pouco do complexo que é a sociedade industrial, centrando-nos naquilo que tange ao modo de produção que a caracteriza. Neste estudo foram utilizadas obras de diversos autores que trataram do trabalho industrial e das relações que decorrem deste. Além das mudanças ocorridas nas ferramentas de trabalho, também é a partir da prevalência da classe burguesa que são instituídas mais intrincadas racionalizações do trabalho, o que acaba por alterar necessariamente as relações sociais. Dentro deste processo, os Estados Unidos da América tem papel de destaque, principalmente no século XX. A partir disto, pode-se verificar os impactos das transformações trazidas pelo trabalho industrial, tanto no processo produtivo quanto no trabalhador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Sávio Marchi, Centro Universitário Fundação Santo André

Graduado em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIL), do Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA).

Referências

FERRARI, T. A mudança do pólo dinâmico do capital no século XX: os Estados Unidos para além da Coca-Cola. Artigo gerado a partir do mini-curso promovido pela Escola Livre de Ciências Humanas e Artes (ELCHA), Santo André: 2009.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

GUEVARA, E. in Che Guevara: textos econômicos para a transformação do socialismo. Coleção América Latina, Série Nossa História, Nossos Problemas, v. 8. 10 a ed. São Paulo: Edições Populares, 1987.

MARX, K. O Capital – Livro I, Volume I. 28a ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

NAPOLEONI, C. Lições sobre o capítulo VI (inédito) de Marx. São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, 1981.

Downloads

Publicado

2013-12-17

Como Citar

MARCHI, G. S. O trabalho na sociedade industrial: um breve entendimento da racionalização do modo de produção capitalista. Revista Aurora, [S. l.], v. 7, p. 115–128, 2013. DOI: 10.36311/1982-8004.2013.v7n0.3417. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/3417. Acesso em: 18 mar. 2024.

Edição

Seção

Miscelânea