A verdade em Hegel e em Marx
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2013.v7n0.3412Palavras-chave:
Verdade, Relação, TotalidadeResumo
O que é a verdade? Há uma verdade ou muitas? A verdade é absoluta ou relativa? Hegel e Marx proporcionam através de suas obras respostas a essas questões. As posições hegeliana e marxista orientam-se pela abordagem dialética segundo a compreensão de cada um. Tanto em Hegel quanto em Marx a verdade situa-se na relação sujeito-objeto. O esforço de ambos é resolver a dicotomia sujeito-objeto através do conceito de processo que remete à historicidade do real. No entanto, fica evidente neles que a resolução não se realiza senão através de passagem do sujeito pelo objeto (Hegel) e do objeto pelo sujeito (Marx). Desse modo a verdade em Hegel e em Marx deve ser compreendida como uma construção contínua enquanto exercício da liberdade (Hegel) e atividade eminentemente social (Marx).Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Metafísica. Moscou-Leningrado: Editorial Progreso, 1934.
BORNHEIM, Gerd. Dialética Teoria Práxis. Porto Alegre: Globo; São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1977.
HEGEL, G.W.F. Ciência de la Lógica. Buenos Aires: Solar S.A., Hachette S.A., l968. HEGEL, G.W.F. Enciclopédia Das Ciências Filosóficas Em Epítome. v. I, II e III. Lisboa: Ed. 70, 1988.
HEGEL, G.W.F. Fenomenologia do Espírito. Petrópolis: Editora Vozes, 1992.
KONDER, L. HEGEL: A Razão Quase Enlouquecida. Rio de Janeiro: Campus, 1991.
LENIN, V.I. Obras completas. Redactor responsable Angel Pozo Sandoval. Moscú: Editorial Progreso, 1981.
MARX, K. Contribuição À Crítica Da Economia Política. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
MARX, K.; ENGELS, F. Manuscritos Econômico-Filosóficos. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
MARX, K.; ENGELS, F. A Sagrada Família. São Paulo: Editora Moraes, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Pedro Geraldo Aparecido Novelli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém o direito autoral sob o artigo publicado e a Revista Aurora detém o direito de primeira publicação. A Revista adota licença Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International, utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.