A Questão da Experiência em Marx, Benjamin e Adorno e suas implicações
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2011.v5n1.1711Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir a perda da possibilidade da experiência na sociedade contemporânea. Para tal, utiliza o conceito de experiência cunhado por Walter Benjamin e possível de ser percebido também na obra de Adorno.
Para ambos, a experiência se tornou impossível de acontecer devido às mudanças no contexto da produção e reprodução da vida dos seres humanos que foi engendrado pelo sistema fabril e a ascenção da forma mercadoria como única constituinte das relações. Esta forma, ao abarcar o cenário da vida dos humanos também afetou a percepção e a sensibilidade daqueles configurando-as segundo os seus ditames de produção e circulação. Ao final, apresenta uma dúvida a que todos tememos responder.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Revista Aurora

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores cedem à Revista Aurora os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.