(Re) leitura de inquéritos policiais
a memória das múltiplas identidades femininas - as cidades paulistas, sociedade e cultura décadas 1920-40
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2011.v5n1.1705Palavras-chave:
Inquéritos Policiais, Gênero, Cidades Paulistas, MemóriaResumo
O artigo objetiva identificar e analisar as múltiplas identidades femininas e as relações de gênero no cotidiano das cidades paulistas que compreenderam a circunscrição da Comarca de Bauru no período de 1910-1940, observando a dinâmica dos movimentos dos indivíduos inseridos em uma sociedade em formação, diante dos avanços e recursos implementados pelo complexo processo de mudança, modernização/ modernidade no sec. XX. Atento ao cotidiano, as prática sociais e principalmente as relações de gênero que permitem observar singularidades de uma inserção feminina no espaço público, este, contribui para resgatar uma visão historiográfica da sociedade, com temporalidades heterogêneas, a partir da leitura de Inquéritos Policias do período.
Downloads
Referências
CHALOUB, Sidney. Trabalho, Lar e Botequim. O cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro da Belle Époque. Ed. Brasiliense, 1986
DIAS, M. Teoria e método dos estudos feministas: perspectiva histórica e hermenêutica do cotidiano. In COSTA, A; BRUSCHINI, C. (Org.). Uma questão de gênero. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1992. p.39-53
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Tradução Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 1996.
FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
GOMES, Angela Maria de Castro. Notas sobre uma experiência de trabalhos com fontes. Arquivos privados e jornais. Fundação Getúlio Vargas, Instituto de Direito Público e Ciência política / Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil – CPDOC. Trabalho apresetnado no X Simpósio da ANPUH, Niterói RJ, julho 1979
GRINBERG, Keila. Processos Criminais - A história nos porões dos arquivos judiciários. IN: O Historiador e suas fontes. Carla Bassanezi Pinsky e Tania Regina de Lucas (orgs.) – São Paulo: Contexto 2009
NORONHA, E. Magalhães, 11906-1982. Curso de direito processual penal/ E. Magalhães Noronha, - 20. Ed. / atualizada por Adalberto José Q. T. de Camargo Aranha. – São Paulo: Saraiva, 1990.
PEDRO, Joana Maria. Mulheres honestas e mulheres faladas. Florianópolis, Editora da USFC, 1994
PERROT, M. Mulheres Públicas. São Paulo: Editora da UNESP, 1998.
POSSAS, L. M. V. Mulheres, Trens e Trilhos: modernidade no sertão paulista. Bauru: EDUSC, 1997.
POSSAS, L. M. V. Revendo a história das cidades paulistas: a inserção feminina e a (re)leitura do cotidiano. In: Esboços Revista do Programa de Pós- Graduação em História da UFSC. Florianópolis: no 17, p. 57-73 2007.
POSSAS, L. M. V. As fronteiras do Oeste Paulista: ocupando sertões, fundando cidades e (re)fazendo a história do lugar. In: Maria Alice Setubal. (Org.). Terras Paulistas: trajetórias contemporâneas. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008, v. 1, p. 10-186.
POSSAS, L. M. V. Gênero, mulher e mulheres: aprimorando ferramentas e retomando narrativas em outro tempo.In: Antonio Celso Ferreira, Holien Gonçalves Bezerra e Tania Regina de Luca. (Org.). O historiador e seu tempo. São Paulo: Editora da UNESP, 2008, v. 1, p. 7-235
PRIORI, M. D. (org) História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 1997.
RAGO, Margareth. Os prazeres da noite: prostituição e códigos da sexualidade feminina em São Paulo, 1890-1930, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
SALLES JÚNIOR, Romeu de Almeida. Inquérito Policial e Ação Penal: indagações, doutrina, jurisprudência, prática / Romeu de Almeida Salles Júnior. – 4. Ed ver., ampl. e atual. pela Lei n. 7.209, de 11-7-1984. – São Paulo: Saraiva, 1986.
SCOTT, J. W. G. Gênero uma categoria útil de análise histórica. In: Mulher e realidade. Porto Alegre. v.16. no 2, julho/dez, 1990.
SEVCENKO, N. (org.) História da vida privada no Brasil República: da Belle Èpoque à Era do Rádio. São Paulo: Cia. das letras, 1998.
SILVA, H. R. A história como “ a representação do passado”: a nova abordagem da historiografia francesa. IN: CARDOSO, C. F. e MALERBA, J. (org.) Representações: contribuição a um debate transdisciplinar p. 81 a 97. Campinas: Papirus 2000.
SOIHET, Raquel. Mulheres Ousadas e Apaixonadas – uma investigação e processos criminais cariocas (1890-1930). IN: Revista Brasileira de História n.18. A mulher e o espaço público. ANPUH MCT, CNPq 1989. P. 199-216.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Camila Rodrigues da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém o direito autoral sob o artigo publicado e a Revista Aurora detém o direito de primeira publicação. A Revista adota licença Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International, utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.