AS FORMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE RENDA NO CENÁRIO INTERNACIONAL: O MODELO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DOS PAÍSES ESCANDINAVOS – O CASO DA NORUEGA DA DÉCADA DE 30 A MEADOS DOS ANOS 80

Autores

  • Marina Salomão de Freitas Assunção de Carvalho UNESP

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2011.v5n1.1616

Palavras-chave:

Welfare State. Países Escandinavos. Noruega. Distribuição de Renda

Resumo

A partir da teoria Neoliberal das Relações Internacionais que mostra o impacto das ocorrências econômicas externas no âmbito doméstico, torna-se visível que os países não estão isolados e sofrem impactos advindos de crises econômicas externas. Portanto, é necessário que haja a elaboração de políticas nacionais flexíveis para acompanhar as mudanças decorrentes das possíveis variações exteriores, com o intuito de perseguir, mesmo em meio às instabilidades, o desenvolvimento econômico. O caminho para o desenvolvimento necessita ser traçado levando-se em consideração as peculiaridades histórico-econômicas de cada país - é o caso desse estudo, o qual indica quanto uma economia e sociedade apoiada pela política de bem-estar social se faz frente a este contexto internacional, valorizando o seu contexto interno. No entanto, é indiscutível que o planejamento estatal para assistência social e a melhor gestão dos tributos são essenciais para alcançá-lo. A experiência de desenvolvimento econômico dos países escandinavos – Dinamarca, Noruega e Suécia – é exitosa, já que os mesmos combinaram o Welfare State com o universalismo, que resultou em sociedades igualitárias. A Noruega, especificamente, passou por períodos de crise financeira em vários momentos, mas adaptou-se de forma satisfatória às demandas internacionais e buscou planejar-se de modo a atender às necessidades da população como um todo, através de investimentos em educação, saúde e seguridade social, o que propiciou uma distribuição de renda mais equitativa, contrastando com países da América Latina, como o Brasil, onde ainda há grande exclusão social, existente devido a fatores históricos e à ineficiência estatal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Salomão de Freitas Assunção de Carvalho, UNESP

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista - campus de Franca

Downloads

Publicado

2011-12-27

Como Citar

CARVALHO, M. S. de F. A. de. AS FORMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE RENDA NO CENÁRIO INTERNACIONAL: O MODELO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DOS PAÍSES ESCANDINAVOS – O CASO DA NORUEGA DA DÉCADA DE 30 A MEADOS DOS ANOS 80. Revista Aurora, [S. l.], v. 5, n. 1, 2011. DOI: 10.36311/1982-8004.2011.v5n1.1616. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/1616. Acesso em: 27 fev. 2024.

Edição

Seção

Miscelânea