AS FORMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE RENDA NO CENÁRIO INTERNACIONAL: O MODELO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DOS PAÍSES ESCANDINAVOS – O CASO DA NORUEGA DA DÉCADA DE 30 A MEADOS DOS ANOS 80
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2011.v5n1.1616Palavras-chave:
Welfare State. Países Escandinavos. Noruega. Distribuição de RendaResumo
A partir da teoria Neoliberal das Relações Internacionais que mostra o impacto das ocorrências econômicas externas no âmbito doméstico, torna-se visível que os países não estão isolados e sofrem impactos advindos de crises econômicas externas. Portanto, é necessário que haja a elaboração de políticas nacionais flexíveis para acompanhar as mudanças decorrentes das possíveis variações exteriores, com o intuito de perseguir, mesmo em meio às instabilidades, o desenvolvimento econômico. O caminho para o desenvolvimento necessita ser traçado levando-se em consideração as peculiaridades histórico-econômicas de cada país - é o caso desse estudo, o qual indica quanto uma economia e sociedade apoiada pela política de bem-estar social se faz frente a este contexto internacional, valorizando o seu contexto interno. No entanto, é indiscutível que o planejamento estatal para assistência social e a melhor gestão dos tributos são essenciais para alcançá-lo. A experiência de desenvolvimento econômico dos países escandinavos – Dinamarca, Noruega e Suécia – é exitosa, já que os mesmos combinaram o Welfare State com o universalismo, que resultou em sociedades igualitárias. A Noruega, especificamente, passou por períodos de crise financeira em vários momentos, mas adaptou-se de forma satisfatória às demandas internacionais e buscou planejar-se de modo a atender às necessidades da população como um todo, através de investimentos em educação, saúde e seguridade social, o que propiciou uma distribuição de renda mais equitativa, contrastando com países da América Latina, como o Brasil, onde ainda há grande exclusão social, existente devido a fatores históricos e à ineficiência estatal.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Revista Aurora

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores cedem à Revista Aurora os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.