Por uma espiritualidade para ateus
PDF

Palavras-chave

Deus
espiritualidade
laicidade
ateísmo

Como Citar

Por uma espiritualidade para ateus. Revista Aurora, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 9–26, 2023. DOI: 10.36311/1982-8004.2023.v16.n2.p9-26. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/13615.. Acesso em: 19 jul. 2024.

Resumo

O presente manuscrito envereda pela investigação de uma espiritualidade sem Deus, em que os problemas primordiais colocados à consciência, apesar de usados pelos religiosos no sentido da busca de um significado, não são questões exclusivamente teológicas. A toda humanidade está colocado o incômodo da finitude, do absoluto, do nada, da criação. Logo, não seria prudente deixar tais imbróglios sob monopólio das religiões e o perigo de seu fanatismo. Uma experiência do sagrado para ateus se torna necessária como condição para uma espiritualidade laica.

PDF

Referências

ALVAR, Jaime. Um Tratado Fracasado: La ateología como discurso del ateísmo cristiano. In: Diálogos da história antiga. Vol. 32 No. 2, 2006. p. 125-137.

BARBOSA, Wilmar do Valle; LOTT, Henrique Marques. “O religioso após a religião”: um debate entre Marcel Gauchet e Luc Ferry. Horizonte, Belo Horizonte, v. 8, n. 19, p. 71-100, out./dez. 2010 - ISSN: 2175-5841.

COMTE-SPONVILLE, André. Apresentação da filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

FERREIRA, Douglas Willian. Ágape e a liberdade: os fundamentos da espiritualidade laica em Luc Ferry. Dissertação (Mestrado acadêmico). Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Humanas, Programa de pós-graduação em Ciência da religião, 2016.

FERRY, Luc; JERPHAGNON, Lucien. A Tentação do Cristianismo: de seita a civilização. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

FERRY, Luc. A revolução do amor: por uma espiritualidade laica. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

FERRY, Luc. Aprender a viver: filosofia para os novos tempos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012, p. 97.

MAIA, Antonio Gladenir Brasil; NICOLAU, Marcos Fábio Alexandre; OLIVEIRA Renato Almeida de. Luc Ferry e Gianni Vattimo: duas perspectivas filosóficas sobre o fenômeno religioso na contemporaneidade. Argumentos, ano 10, n. 19 - Fortaleza, jan./jun. 2018.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Além do bem e do mal: Prelúdio a uma filosofia do Futuro. Editora Companhia das Letras, 2005.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Editora Companhia das Letras, 2011.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. Editora Companhia das Letras, 2012.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Aurora: reflexões sobre os preconceitos morais. Editora Companhia das Letras, 2004.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Crepúsculo dos ídolos ou como filosofar com o martelo. Editora Companhia das Letras, 2006.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Ecce homo: como alguém se torna o que é. Companhia das Letras, 2004.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. A Gaia Ciência. Companhia das Letras, 2001.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Genealogia da Moral: uma polêmica. Tradução, notas e posfácio: Paulo César de Souza. São Paulo, Companhia de bolso, 2008.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. O anticristo e ditirambos de Dionísio. Editora Companhia das Letras, 2007.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. O nascimento da tragédia no espírito da música. São Paulo: Abril, 1978.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm; DE SOUZA, Paulo César. A Gaia Ciência. Editora Companhia das Letras, 2017.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm; GIACÓIA, Oswald. Fragmentos póstumos. IFCH/UNICAMP, 1996.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Segunda Consideração Intempestiva: Da utilidade e desvantagem da história para a vida. Trad. de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.

ONFRAY, Michel. Tratado de Ateologia: fisíca da metafisíca. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

SILVA, Marcos de Oliveira. Por uma Autópsia do Sagrado: O anúncio da morte de Deus como princípio hermenêutico de entendimento de uma possível teoria da religião em Nietzsche. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) –Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.

SPONVILLE, André Comte. Ni el sexo ni la muerte. Barcelona: editorial de Espasa Libros, 2012, p.69.

SPONVILLE, André Comte. O Espírito do ateísmo: Introdução a uma espiritualidade sem Deus. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Revista Aurora

##plugins.themes.healthSciences.displayStats.downloads##

##plugins.themes.healthSciences.displayStats.noStats##