A utilidade do inútil da ciberdemocracia para a educação e para a sociedade
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Palavras-chave

Ciberdemocracia
Útil e inúti
Sociedade
Política
Educação

Como Citar

SILVEIRA, C. L. A. da; ESTORMOVSKI, R. C.; ZARDO-MORESCHO, S. M. A utilidade do inútil da ciberdemocracia para a educação e para a sociedade . Revista Aurora, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 9–22, 2022. DOI: 10.36311/1982-8004.2022.v15.n2.p9-22. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/13026. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O artigo consiste em apresentar a compreensão quanto aos reflexos do útil e do inútil da ciberdemocracia mediante as relações encaminhadas pelos meios midiáticos. Tem como demanda problematizadora a seguinte questão: Qual é a utilidade do inútil e a inutilidade do útil dos meios ciberneticamente interconectados diante dos desafios sociais, políticos e educacionais do mundo global? Para tanto, são apresentadas análises de Bauman e Mauro (2016), Lévy (2002), Santaella (2003, 2016), entre outros autores, quanto as consequências das conexões midiáticas intermediadas pela internet. A pesquisa encaminha-se pela abordagem qualitativa e orienta-se pela revisão bibliografia. Leva a compreender a fragilidade da ciberdemocracia em alargar e aprofundar as relações democráticas dos contextos social, educacional e político, mas que, no entanto, fidedignamente, empodera o desempenho da ampliação e da manipulação mercadológica interligado globalmente.

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2022.v15.n2.p9-22
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