A ruralidade ontem e hoje

uma análise do rural na contemporaneidade

Autores

  • Fernanda Cristina Laubstein Universidade Estadual Paulista (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2011.v4n2.1277

Palavras-chave:

Sociologia Rural, Modernidade, Nova Ruralidade

Resumo

Com a modernização tecnológica verificada no campo da agricultura a partir da década de 1960, diversas pesquisas sobre o meio rural brasileiro têm apontado para um quadro de desarticulação das comunidades rurais a partir do êxodo rural verificado no processo de industrialização e mecanização da produção agrícola. Contudo, a predominante idéia de que o meio rural perdeu suas características essenciais ao ser tomado por processos de produção, serviços e modos de vida tipicamente urbanos, passou a ser questionada por alguns autores que sustentam essas transformações sociais no campo enquanto promotoras de um „novo rural? uma vez que constatam neste espaço, o surgimento de novas atividades econômicas não agrícolas e, conseqüentemente, a emergência de novas práticas políticas, econômicas e sociais. Segundo estes autores o desafio da sociologia rural na atualidade seria o de requalificar o olhar sobre as dinâmicas da ruralidade e desenvolver novas concepções teóricas que permitam apreender o sentido e a direção destas transformações. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é analisar criticamente o uso do termo „novo rural? no quadro das pesquisas sociais sobre a ruralidade contemporânea.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Cristina Laubstein, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus de Marília/SP.

Referências

ARISTÓTELES. Política. Brasília: Editora da UnB, 1997.

AUGÉ, M. Por uma antropologia dos mundos contemporâneos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

ABRAMOVAY, R. Paradigmas do capitalismo agrário em questão. São Paulo: HUCITEC; Rio de Janeiro: ANPOCS; Campinas: Editora da UNICAMP, 1991.

ABRAMOVAY, R.“Do setor ao território: funções e medidas da ruralidade no desenvolvimento contemporâneo”. In: Interrelações entre as transformações demográficas e a agenda social. São Paulo: Instituto de Pesquisas Aplicadas - IPEA, USP, 2000.

BLUME, R. Território e ruralidade: a desmistificação do fim do rural. Porto alegre: FCE, 2004.

CARNEIRO, M. J. Ruralidades: novas identidades em construção. Estudos sociedade e agricultura, Rio de Janeiro: CPDA/ UFRRJ, n. 11, 1998.

GIDDENS, A. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Editora Unesp, 1991.

IANNI, O. A sociedade global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.

KAYSER, Bernanrd. L’intégration de La ruralité: les campagnes françaises au XXlème siècle. Èconomie Rurale, Paris, n. 257, 2000.

LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Documentos Ltda, 1969. 133 p. (Título original: Le droit à la ville).

LEFEBVRE, H. De lo rural a lo urbano. 3. ed. Barcelona: Ediciones Península, 1978. Tradução de Du rural à l’urbain.

LEFEBVRE, H. A cidade do capital. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2001, 2a edição.

MARTINS, J. S. A sociabilidade do homem simples: cotidiano e história na modernidade anômala. São Paulo: Hucitec, 2000.

MARTINS, J. S. Introdução crítica à sociologia rural. São Paulo: Hucitec, 1981.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

MENDRAS, H. Sociologia rural. Rio de Janeiro, Zahar editores, 1969.

MENDRAS, H. La fin des paysans. Paris: Colin, 1976.

QUEIRÓZ, M. I. P. de. O campesinato brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1973.

SAUER, S. Terra e modernidade: a reinvenção do campo brasileiro. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

SILVA, G. A. da. Tendências do novo rural na bacia do Ribeirão do Cafezal. Dissertação de mestrado em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento – Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, 2006.

SILVA, J. G. da. O novo rural brasileiro. Trabalho apresentado no 24o Encontro Nacional de Economia Agrária. Águas de Lindóia, São Paulo, 1996.

SOJA, E. W. Geografias pós-modernas: a reafirmação do espaço na teoria social crítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 1993.

WANDERLEY, M. de N. B. A emergência de uma nova ruralidade nas sociedades modernas avançadas – o ‘rural’ como espaço singular e ator coletivo. In: Estudos Sociedade e Agricultura, na 15, Pernambuco, 2000.

WANDERLEY, M. de N. B. A ruralidade no Brasil moderno: por um pacto social pelo desenvolvimento rural. In: Una nueva ruralidad em América Latina? Buenos Aires, Clacso, 2001.

WEBER, M. Metodologia das Ciências Sociais. São Paulo: Cortez. 1993.

WEBER, M. Conceitos sociológicos fundamentais. In: Economia e Sociedade: fundamentos da Sociología Compreensiva. Brasilia: UNB, 1991.

WEBER, M. Conceito e categorias da cidade. In: VELHO, G. O. O fenômeno urbano. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. 133p.

Downloads

Publicado

2011-08-30

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

LAUBSTEIN, Fernanda Cristina. A ruralidade ontem e hoje: uma análise do rural na contemporaneidade. Revista Aurora, Marília, SP, v. 4, n. 2, p. 92–102, 2011. DOI: 10.36311/1982-8004.2011.v4n2.1277. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/1277.. Acesso em: 13 nov. 2024.