O processo de privatização e a formação da oligarquia russa no Governo Yeltsin (1991-1999)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2021.v14esp.p89-100

Palavras-chave:

Privatização russa, economia russa, governo Yeltsin, Rússia pós-soviética

Resumo

Com o colapso do bloco soviético, processo que foi concluído no fim de 1991, a Rússia passou por um período de profundas transformações, no qual todo o sistema político e econômico do país foi remodelado, abandonando o modo soviético de organização do Estado e da economia, e incorporando princípios que levariam o país a integrar oficialmente o rol de países capitalistas. Tendo em vista a importância histórica desta década de tamanhas mudanças, e como esse período é imprescindível para compreender a formação do atual Estado russo e sua atuação no cenário internacional, o presente trabalho buscará focar especialmente no processo de privatização da economia que ocorre na primeira metade dos anos 1990, procurando analisar como tal processo foi fundamental para formação de uma classe de proprietários russos, também destacando que a maneira com que o processo foi conduzido levou à concentração da propriedade privada em poucos indivíduos. Através de um estudo bibliográfico e contando com a base oferecida pelo arcabouço teórico marxista, buscaremos evidenciar como o enriquecimento acentuado de poucos cidadãos russos permitiu a formação de uma classe de proprietários com poderes políticos significativos, que atuaram ativamente na condução das políticas do governo russo, especialmente na política econômica e na articulação dos processos eleitorais, o que leva parte da bibliografia consultada a utilizar o termo oligarquia para agrupá-los como uma classe com interesses alinhados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara de Oliveira Wiira, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Marília-SP. As informações presentes no artigo fazem parte da pesquisa desenvolvida sob o título “Uma análise da estruturação do capitalismo russo através da privatização no governo Yeltsin (1991-1999)”, com financiamento da CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa - Estudos da Globalização, da FFC. Graduada em Relações Internacionais - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília-SP.  

Downloads

Publicado

2021-07-10

Como Citar

WIIRA, N. de O. O processo de privatização e a formação da oligarquia russa no Governo Yeltsin (1991-1999). Revista Aurora, [S. l.], v. 14, n. Edição Especial, p. 89–100, 2021. DOI: 10.36311/1982-8004.2021.v14esp.p89-100. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/12695. Acesso em: 29 fev. 2024.

Edição

Seção

Dossiê