Boaventura de Sousa Santos e a “Pós- Modernidade de contestação”
algumas notações marxistas
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2011.v4n2.1265Palavras-chave:
Pós-modernidade, Marxismo, Metodologia, EmancipaçãoResumo
É mais ou menos consensual que o último quarto do século XX trouxe mudanças significativas tanto na organização social das sociedades modernas como nas teorias utilizadas para a sua explicação e/ou transformação. É aproximadamente neste período que surge o amplo e multifacetado movimento sócio-cultural da “pós-modernidade”. Boaventura de Sousa Santos é talvez o mais importante teórico e militante [tendo grandiosa influência no Fórum Social Mundial, por exemplo] da corrente intitulada “pós-modernidade de contestação”, termo, aliás, que ele mesmo cunhou. Esta corrente procura investigar as possíveis vias de concretização dos ideais da modernidade criando, todavia, meios pós-modernos para atingi-los. Nesta tentativa, uma série de temas foram tratados, desde a avaliação sócio-histórica da modernidade até as mediações políticas necessárias para a implementação dos ideais almejados, passando ainda pelo conceito de ciência e por toda uma discussão epistemológico-ontológica. O artigo em tela pretende analisar criticamente a tentativa desta corrente, a partir fundamentalmente das elaborações do sociólogo português, tendo o marxismo como parâmetro.
Downloads
Referências
ARCARY, Valério. “Maio de 1968: a última onda revolucionária que atingiu o centro do capitalismo”, disponível em: http://www.pstu.org.br/esp68_artigos11.asp [Visitado em Setembro de 2009].
BENSAID, Daniel. Os irredutíveis: teoremas da resistência para o tempo presente. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.
BORON, Atílio. Filosofia política marxista. São Paulo: Cortez Editora, 2003.
EVANGELISTA, João. Crise do marxismo e irracionalismo pós-moderno. São Paulo: Cortez Editora, 2002.
LEFEBVRE, Henri. Lógica formal/lógica dialética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
LOWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.
LUKÁCS, Georg. História e consciência de classe. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
PINASSI, Maria Orlanda. Da miséria ideológica à crise do capital: uma reconciliação histórica. São Paulo: Boitempo Editorial, 2009.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez Editora, 1995.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Fórum Social Mundial: manual de uso. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.
TROTSKI, Leon. Em defesa do marxismo. São Paulo: Proposta Editorial, s/d
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Mauricio Bernardino Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém o direito autoral sob o artigo publicado e a Revista Aurora detém o direito de primeira publicação. A Revista adota licença Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International, utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.