Notas sobre o conceito de indivíduo na teoria social contemporânea

Um percurso a partir das obras de Stuart Hall, Norbert Elias, Richard Sennett e Zygmunt Bauman

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2010.v3n2.1233

Palavras-chave:

Teoria Social Contemporânea, Indivíduo, Identidade , Vida Líquida

Resumo

O artigo investiga o modo como alguns autores da Teoria Social contemporânea (Stuart Hall, Norbert Elias, Richard Sennett e Zygmunt Bauman) desenvolveram diversas críticas à noção de Indivíduo pertencente ao pensamento social clássico. Em comum, estes pensadores consideraram necessário reformular o arcabouço teórico legado pela Sociologia Moderna, julgando que muitos dos instrumentais teóricos utilizados por ela não são mais capazes de captar a complexidade e a multiplicidade dos processos de individualização que ocorrem na época contemporânea. Com base numa leitura aberta destas diversas críticas levantadas por estes autores, o artigo busca demonstrar que o conjunto destas objeções pode ser visto como uma nova forma de representar a noção de Indivíduo, que atribui poderes, funções e expectativas a estes novos sujeitos muito diferentes daquelas apresentadas pelo pensamento clássico. Após apresentação deste novo quadro conceitual concedido à categoria de Indivíduo no mundo contemporâneo, o artigo se encerra colocando para a discussão quais os novos problemas e os desafios contidos no surgimento deste novo modelo.

Biografia do Autor

  • Rodolfo Arruda, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Doutorando em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em CIências Sociais da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília.

Referências

ALEXANDER, Jeffrey. O novo movimento teórico. R.B.C.S. n° 4 vol 2 jun de 1987.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,2004.

BAUMAN, Zygmunt. Vida Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Revisão Renato Janine Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Jahar, 1994.

ELIAS, Norbert. Scotson, John L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Jahar, 2000.

GIDDENS, Anthony. As transformações da intimidade: sexualidade amor e erotismo nas sociedades modernas. São Paulo: Editora Unesp, 1993.

GIDDENS, Anthony. A vida em uma sociedade pós- tradicional. In: Beck, Ulrich et all. Modernização Reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: Editora Unesp, 1997. págs – 43- 77.

HALL, Stuart. A identidade Cultural na pós- modernidade. Rio de Janeiro, Dp&a Editora, 2005.

SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

Downloads

Publicado

2010-08-10

Edição

Seção

Miscelânea

Como Citar

Notas sobre o conceito de indivíduo na teoria social contemporânea : Um percurso a partir das obras de Stuart Hall, Norbert Elias, Richard Sennett e Zygmunt Bauman. Revista Aurora, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 71–78, 2010. DOI: 10.36311/1982-8004.2010.v3n2.1233. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/1233.. Acesso em: 15 jun. 2024.