Crise econômica atual e seus impactos para a organização da classe trabalhadora
DOI:
https://doi.org/10.36311/1982-8004.2010.v3n2.1226Palavras-chave:
Crise econômica , classe trabalhadora, MarxismoResumo
A atual crise pela qual passa o capitalismo contemporâneo permite resgatar ao menos duas coisas fundamentais para o entendimento da natureza de funcionamento do capitalismo. Em primeiro lugar, o fato de que o processo de acumulação de capital se dá em ciclos. Em segundo lugar, a perspectiva marxista como um referencial teórico sólido para o entendimento desse fato.
Downloads
Referências
Antunes, R. Os Sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. Boitempo Editorial, 3a. edição, São Paulo. 2000.
Chesnais, F. (Org.) A Finança Mundializada: raízes sociais e políticas, configuração, conseqüências. Boitempo Editorial, São Paulo. 2005.
Hilferding, R. O Capital Financeiro. Abril Cultural, São Paulo. 1985.
Lapavitsas, C. El Capitalismo Financiarizado: expansión y crisis. Ediciones Maia, Madrid. 2009. Lênin, V. I. O Imperialismo: fase superior do capitalismo. Global Editora, São Paulo. 2007.
Marx, K. O Capital: crítica da economia política. 5 volumes, Nova Cultural, São Paulo. 1988. Mendonça, A. A Crise Econômica e a sua forma Contemporânea. Ed. Caminho, Portugal. 1990. Painceira, J. P. P. e Carcanholo, M. D. Crise Alimentar e Financeira: a lógica especulativa atual do capital fictício. XXVII Congresso da ALAS, Associação Latino-americana de Sociologia, Buenos Aires. 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Marcelo Dias Carcanholo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Os autores mantém o direito autoral sob o artigo publicado e a Revista Aurora detém o direito de primeira publicação. A Revista adota licença Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International, utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (por exemplo: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.