A descoordenação intergovernamental durante a pandemia da covid-19 no Brasil

o caso do adiamento do exame nacional do ensino médio (ENEM)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1982-8004.2021.v14n1.p9-32

Palavras-chave:

Covid-19, Federalismo (Brasil), Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Descoordenação intergovernamental

Resumo

Este artigo discute como a descoordenação intergovernamental durante a pandemia da Covid-19 afetou o debate sobre as desigualdades educacionais no Brasil, tendo como pano de fundo os embates em torno do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir de uma análise sobre as práticas políticas do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Educação, argumenta que a retomada do movimento pendular entre os modelos dual e cooperativo de federalismo afastou o governo federal do papel de coordenador dos sistemas de políticas públicas. Os debates sobre as desigualdades foram, então, desqualificados e as unidades federativas transformadas em adversárias políticas. Conclui-se que os freios e contrapesos contribuíram para minimizar os danos institucionais. Isolado, o governo federal deixou de coordenar políticas públicas que mitigariam os problemas socioeconômicos agravados com a pandemia.

Submetido em: 29/05/2021
Aprovado em: 10/08/2021

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Biografia do Autor

  • Márcio Rogério Olivato Pozzer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

    Doutor e mestre pelo Programa de Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (USP), graduado em Gestão de Políticas Públicas (USP). Professor da área de Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

  • Roberta dos Reis Neuhold, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Sociologia (USP) e especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (Universidade Federal Fluminense). Graduada em Ciências Sociais (USP) e em Pedagogia (Universidade Federal de São Carlos). Professora e pesquisadora da área de Ciências Sociais e da Pós-graduação em Educação Básica e Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2021-04-01

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

POZZER, Márcio Rogério Olivato; NEUHOLD, Roberta dos Reis. A descoordenação intergovernamental durante a pandemia da covid-19 no Brasil: o caso do adiamento do exame nacional do ensino médio (ENEM). Revista Aurora, Marília, SP, v. 14, n. 1, p. 9–32, 2021. DOI: 10.36311/1982-8004.2021.v14n1.p9-32. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/11904.. Acesso em: 15 nov. 2024.